& Moira Bianchi: Charlotte, Victoria e o parto no século XIX

sábado, 13 de abril de 2019

Charlotte, Victoria e o parto no século XIX

Olá,
hoje saiu o segundo episódio do podcast CAFÉ COM JANE AUSTEN em que discutimos ORGULHO & PRECONCEITO e de alguma forma, chegamos a partos no século XIX, assunto que já falei aqui. Agora queria comparar a Princesa com a Rainha. Mas antes, me deixa falar da DIVA! 


tarafly

Ueba! 
tarafly

Eu adoro O&P, como todos sabem. Falo do livro e seus personagens sempre que posso, já iniciei várias pessoas em Austen Nation e tenho muito orgulho disso!
O papo no podcast foi ótimo, falamos de muitos detalhes e meandros da obra de Jane Austen, especulAustens e foi daí que veio esse post aqui.
pinterest
Falando do gap entre Mr. Darcy e a irmã Georgeana, '14 years his junior', em comparação com a escadinha de irmãs Bennet, sugere que houve algo no casamento de Lady Anne e Mr Darcy pai. 
-Teria um deles dificuldade de fertilização?
-Teria Lady Anne sofrido gestações interrompidas?
-Teria o casal passado anos separados?
-Teria a menina sido um acidente?
-Teria Sr. Darcy realmente nutrido um affair com a Duquesa de Devonshire, Georgiana - daí o nome da menina que temporona?
Georgiana com seu MARAVILHOSO CHAPÉU que influenciou gerações... Até nos CUPIDOS EM DEVON!
foto de wiki
Falamos da rima 'an heir and a spare'o rei "reserva". No sistema hereditário, monarcas reconheceram a necessidade de garantir continuidade de poder para sua família e estabilidade para o regime estabelecido (bom ou ruim) pela existência de ao menos um herdeiro do sexo masculino saudável e um outro de reserva se o mais velho filho viesse a perecer. Foi o caso de Henrique VIII e Carlos I, por exemplo, devido às inadequações da medicina; George V sucedeu seu irmão mais velho, o príncipe Albert Victor em 1892, depois que ele sucumbiu à pneumonia.
A mesma regra servia para famílias abastadas, como ou sem título de nobreza. A necessidade de garantir a sucessão do bom nome da família era latente para todos.

E como Mr Darcy não teve irmãos homens?
Ora, porque Austen não quis que Lizzy tivesse cunhados! 
Simples assim!

Mas, pelo bem da discussão, falamos das dificuldades e riscos que uma mulher passava ao engravidar e dar à luz. A cada novo herdeiro, a mãe beirava o abismo da morte.
No post sobre ANATOMIA VITORIANA FEMININA mostrei vários modelos anatômicos usados para estudar o corpo feminino, de tecido, de cera, de marfim, etc. 
Princess Charlotte, 1816 - wiki

Falei também da bonitinha Princesa Charlotte de Wales que morreu em 1817, 5 horas depois de passar 50 horas em trabalho de parto quando deu à luz um menino natimorto. Toda esperança que a nação depositava na jovem princesa casada com um jovem príncipe (alemão) de boa estirpe que gerariam nova família real confiável para garantir um reinado firme foi por água abaixo com as lágrimas de todos.
jovem Victoria - historical royal palaces

Somente com Victoria a nação conseguiu essa segurança. Também jovem esperança de gerar uma família feliz - o que significaria gerar uma nação próspera -, princesa Victoria nascida em 1819 fruto do casamento do tio de Charlotte, Prince Edward, que sucumbiu à pressão de produzir um herdeiro para o trono com a morte inesperada da esperança da nação na hora do parto.
Victoria foi criada em uma redoma de luxo, escondida de qualquer ameaça, esperando para assumir o trono. Somente em 1837 ela assumiu a nação e logo depois, em 1840, casou com Prince Albert, primo alemão. Outro casamento feliz que desta vez gerou nove bebês saudáveis. NOVE!
pinterest

Do parto de Charlotte ao primeiro de Victoria se passaram 24 anos, 2 décadas e meia em que cirurgiões, parteiras e apotecários aprimoraram seus conhecimentos assombrados pela dor da perda de Charlotte. A morte dela revolucionou o estudo da medicina de parto. Mesmo assim, a cada gestação da rainha Victoria, o parlamento se preparava para assumir o poder, pois a ameaça da morte era iminente. A discussão de quem assumiria o trono - um dos filhos pequenos ou Príncipe Albert dá um post. Depois falamos disso.
Neste raciocínio, Mr. Darcy tinha 28 anos em O&P, nasceu então em 1785. Nesta época, a medicina era ainda mais atrasada no relacionado a nascimentos do que na época da Princesa Charlotte. Mesmo com mais de um século desde a invenção do fórceps pelos irmãos Chamberlen, haveria de ser brabeira parir nessa época. 

Aliás... Georgeana nasceu (contando como ponto de partida o ano de publicação de O&P, 1813) em 1799, seria só 3 anos mais velha que Charlotte. Eita que o assunto gira em círculo...

Você pode ler mais a fundo sobre OS HORRORES HISTÓRICOS DO PARTO aqui.


A dúvida perdura: 
Por que Anne Darcy levou 14 anos para ter outro herdeiro a Pemberley?
knightleyemma

Ouça o podcast dividido em 2 partes:
parte 1 aqui 
parte 2 aqui
e me fala o que você acha!

bj



BTW, a história de Darcy e Lizzy como gatos está aqui.
Pesquisei aqui, aqui, aqui, aqui, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário