& Moira Bianchi: Persuasão: as chaves para entender o último romance de Jane Austen

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Persuasão: as chaves para entender o último romance de Jane Austen

 Olá!

Entramos em JULHO e agora já podemos começar a fazer contagem regressiva para o novo Persuasão!


Eu continuo estudando detalhes, fofocas e aprofundamentos do romance. Te conto aqui, claro.
Neste post eu te trago...

AS CHAVES DE PERSUASÃO

No início...

Começamos no presente, mas olhando para o passado. Anne já havia sido noiva do capitão Wentworth, mas terminou com ele porque sua família e conselheira desaprovaram. Essa situação inicial é um pouco estranha porque depende de uma grande ação já ter acontecido oito anos atrás. A separação de Anne e Wentworth significa que ambos os personagens tiveram muito tempo para pensar e podem estar prontos para fazer as coisas de maneira diferente na segunda vez. Ou não.

Eles estão afundados em ranço

Tanto Anne quanto Wentworth se alimentam desse passado, e ambos vêem aqueles dias felizes em cores mais sombrias. Anne se arrepende de ter rejeitado o capitão Wentworth; Wentworth está com raiva de Anne por rejeitá-lo.

Quando Wentworth aparece novamente, Anne está presa na dolorosa posição de ver seu ex flertar com as garotas Musgrove, enquanto ela tenta se convencer de que não o quer mais de qualquer maneira. 

E então, no desenrolar da trama, a póbi Anne vai para Bath, que ela odeia; com sua família, que é desagradável; sendo seguida pelo Sr. Elliot, que ela suspeita não ser o que parece. É muita sofrência junta!

Conflito

O capitão Wentworth sabe que a casa que sua irmã alugou é da família de Anne, e mesmo assim ele aceita o convite de ir se hospedar lá. Por que?

Quando ele retorna àquelas bandas, os Elliots se mudaram (claro, se alugaram a casa), mas Anne ainda está por perto. Então ele começa a cortejar Louisa Musgrove na cara dela. Estabelecem então uma guerra fria.

Anne e Wentworth conseguem falar um com o outro, e no entanto estão no mais puro conflito interior. Eles querem fingir que não se importam um com o outro, mas essas emoções conflitantes e irritantes continuam aparecendo.

Complicação

Lyme é o lugar onde tudo vai para o brejo. (cap 11) Louisa acidentalmente quer impressionar o bonitão Wentworth com sua vivacidade, se joga cai e sofre um ferimento na cabeça, enquanto o Sr. Elliot conhece e logo se interessa por Anne.

A insistência de Louisa em pular nos braços de Wentworth, embora ele insista que é obviamente perigoso, o faz começar a ficar azedo com a impetuosidade dela e reavaliar o espírito gentil de Anne. Mais tarde, os mesmos ímpetos o fazem quase obrigado a se casar com ela – e ele nem viu que estava sendo comprometido. 

Para tornar as coisas ainda mais complicadas, aparece o Sr. Elliot, um primo de Anne, se mostrando interessado nela. Para piorar a vida de Wentworth, o primo tem o peso do favor da família e dinheiro atrás dele. 

Neste ponto, mesmo que Wentworth quisesse mudar de ideia e ir atrás de Anne, ele tem seu envolvimento com Louisa e seu rival Sr. Elliot para resolver primeiro. Ele fica engessado, de certa forma.

Personagens se revelam aos poucos

- Wentworth percebe que Louisa é tolamente teimosa enquanto Anne é atenciosa e competente: é justamente o comportamento de Louisa em Lyme que faz com que Wentworth comece a ver Anne com outros olhos, o ranço vai dando espaço para admiração – diferente do que ele sentia pela bela menina rica antes, agora ele a vê como uma mulher centrada. Ele reconsidera seus preconceitos e percebe que ouvir os conselhos dos outros não é tão ruim (especialmente quando esse conselho é não mergulhar de cabeça na calçada).

- Anne percebe que Wentworth ainda a ama:  O ciúme de Wentworth ao ver a atenção do primo Sr. Elliot para com Anne o faz ter certeza que ainda se importa com ela. Anne nem acredita e tem medo de esperar um reencontro. O leitor vai a loucura! Eu amo quando ele ouve que ela teve outros pedidos de casamento, dá para ouvir as engrenagens do ciúme mexendo dentro dele!

Cap 10, durante uma caminhada, Louisa conta:

‘Ela (Mary) tem muito do orgulho da família Elliot. Gostaríamos tanto que Charles tivesse casado com Anne. Suponho que você saiba que ele queria se casar com Anne?

Depois de um momento de pausa, o capitão Wentworth disse...

― Você quer dizer que ela o recusou? 

― Oh! sim; certamente. 

― Quando isso aconteceu? 

― Eu não sei exatamente, pois Henrietta e eu estávamos na escola na época; mas acredito que cerca de um ano antes de ele se casar com Mary. Eu gostaria que ela o tivesse aceitado. Todos nós teríamos gostado muito mais; e papai e mamãe sempre pensam que ela o rejeitos por obra de sua grande amiga Lady Russell. Eles acham que Charles pode não ser instruído e erudito o suficiente para agradar Lady Russell e que, portanto, ela persuadiu Anne a recusá-lo.”

- Sra. Smith explica as motivações secretas do Sr. Elliot

Quando a Sra. Smith conta que o Sr. Elliot é realmente um safado fica mais fácil para Anne justificar para sua família e amigos porque se decidiu por Wentworth.

Clímax

Acontece em Bath, em meio a visitas socialmente aceitáveis, concertos e visitas a confeitaria. (cap 13)

Este clímax, isso é tão tranquilo quanto a natureza de Anne – sem grandes explosões ou beijos apaixonados, apenas com observação, conversas e pensamentos. 

Quando ambos assistem a um concerto em Bath, Anne percebe que Wentworth ainda a ama e Anne descobre pela Sra. Smith que o Sr. Elliot é um vilão. No entanto, essas revelações combinadas permitem que Anne veja claramente os dois rivais por sua afeição sob as máscaras que eles estão colocando e se decida sobre o que ela precisa fazer para chegar ao seu próprio final feliz.

Suspense

Embora Anne tenha descoberto os sentimentos de Wentworth, ele desconhece os dela – afinal, Anne é uma pessoa quieta. Sem ter a intenção, ela o deixa em suspense, sem saber se o aceitaria de volta. 

Anne, coitada, está tentando dar dicas para Wentworth de que ela não gosta muito do Sr. Elliot, mas nem ela nem o leitor têm certeza se ele vai juntar suas pistas e resolver o mistério.

Desfecho

Wentworth escreve uma carta para Anne explicando seus sentimentos por ela e expressando sua esperança de que ela ainda o ame também; Anne encontra Wentworth na rua e, caminhando juntos, ela revela seu amor.

Aqui é onde tudo entre Anne e Wentworth se resolve, quando eles finalmente conseguem revelar seus sentimentos um pelo outro – depois de todos os problemas que tiveram para chegar tão longe. Neste ponto, é similar ao que acontence com Lizzy Bennet e Mr. Darcy em Orgulho & Preconceito. Jane  gosta muito de caminhadas, é onde ela deixa os personagens darem um salto – o que faz a estagnação de Fanny Price em Mansfield Park ainda mais interessante. 

Conclusão

Anne e Wentworth superam a desaprovação inicial de sua família para se casar.

O último capítulo amarra a maioria das pontas soltas. A família de Anne e até Lady Russell aceitam o casamento com Wentworth, a Sra. Smith resolve seus assuntos financeiros. 

As únicas notas de incerteza são se a Sra. Clay conseguirá seduzir o Sr. Elliot, e se uma guerra virá para estragar a felicidade de Anne.

Qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar

Anne e Wentworth, Louisa e Benwick, e Henrietta e Charles Hayter se casam; Sr. Elliot e Sra. Clay podem se casar também... 

Mais velhos e mais sábios, Anne e Wentworth conseguem resolver as coisas pela segunda vez. Apenas para tornar as coisas mais seguras, todos os seus rivais também acham um amorzinho. A única deixada de fora é Elizabeth, a irmã megera, que repete o passado e é esnobada pelo Sr. Elliot em favor de sua ex-amiga do peito, a Sra. Clay que era pretendente de Sir Walter, pai delas. Viva a justiça poética.

fonte: meus arquivos pessoais, study.com, schmoop, reddit, saprk notes

Está gostando desta maratona de Persuasão?

Tenho um monte mais para te contar!

Me fala aqui nos comentários o que você está achando.

Aqui você acha minhas PESQUISAS SOBRE JANE AUSTEN , 

inclusive os outros posts de Persuasão

Orgulho e Preconceito reescrito e Brazuca!

leia agora mesmo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário