& Moira Bianchi: Livraria de vestir de Louis Vuitton

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Livraria de vestir de Louis Vuitton

Olá!
Hoje descobri essa campanha da luxuosa marca de bolsas, acessórios & roupas Louis Vuitton, sabe qual? Aquela que tem umas bolsinhas lindas com precinho sempre acessível, lembra? 
Então, a LV começou na era Vitoriana quando o Seu Luis era arrumador de bagagem- veja que luxo, ter alguém para fazer as malas para você!... 
Ah, quero!
trapiche carioca

Queria mais se ele desfizesse as malas, mandasse lavar o que precisa, enfiar no armário o resto, shampoos e cremes... Eita! Que trabalho mais maravilhoso de se contratar.
Mas enfim, Seu Luis percebeu que os baús que as pessoas usavam tinham tampa arredondada, era péssimo para empilhar. Ele então inventou o baú de tampa reta. Daí, com o sucesso, ele inventou divisões nos baús, depois o famoso monograma, depois maletas, depois... Forjou essa marca linda que eu adooooro! (mas tenho muito pouquinho).
pinterest

Tão famosa marca, LV faz uma aparição na série Cupidos em Devon, seus artigos de uso prático era informação privilegiada, só os mais descolados conheciam. Outras marcas bacanas que começaram na era Vitoriana tb aparecem na série, mas isso é assunto para depois.
Agora o assunto é a nova campanha de outono da LV: 
livros!
Pulp fiction, na verdade. Lembra do filme de Tarantino? Então, a literatura chamada de pulp fiction é inspiração pop para muitos e para todos. O gênero também é Vitoriano, finalzinho do século 19. O Wiki diz algo assim: revistas baratas de ficção, publicadas de 1896 a 1950 assim apelidadas devido ao papel barato de celulose de madeira (wood pulp) no qual eram impressas. Tinham tamanho normal para os dias de hoje 18x10cm, provavelmente para fazer melhor aproveitamento do papel. Ficção pulp virou então sinônimo de literatura comum e de baixa qualidade mesmo que contasse com autores renomados e precursora da penny dreadful (também presente em Cupidos em Devon). Geralmente lidavam com horror, terror, suspense e erotismo.
Quando a marca de luxo conseguiu direitos da capa original d'O exorcista', a inspiração vinda dos livros ganhou força. Segundo o estilista, a coleção foi originada pelos livros e não o contrário.
Coisa linda!
Na campanha, a modelo,atriz, ator aparecem como autores do livro e sempre há créditos para o fotógrafo. E mesmo que os títulos sejam inventados, consegui achar títulos similares para melhor ilustrar a brincadeira. Bora?
 

















livro




E aí, que tal?
eu A M A Y a bolsinha tripla tricolor!
não tem ainda no site, mas tem essaaaaa lindaaa
a coleção tem um video super hype
aqui
e os livrinhos que listei, já leu algum?
Vai ler?
Conta...

o meu novo livro da SERIE CUPIDOS EM DEVON já está no ar

outras curiosidades & pesquisas históricas, aqui

todas as fotos vêm de showstudio, dazzed, anothermag. Agradeço um monte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário