Estava dibob navegando pelo Instagram e não resisti a todas as fotos da iluminação festiva da Regent Street. Olha que maravilha!
time out |
olha como as fachadas ainda são históricas. Coisa linda, né? foto de timeout |
A Regent Street era endereço muito badalado na Era Vitoriana, endereço das melhores lojas de varejo frequentado pela melhor clientela da capital do reino.
a rua no meio do séc XIX - istock |
Um momento para a curisiodade:
Soho x SoHo
gay teen |
Parte dos Cupidos em Devon vai perambular pela Houston, Canal Street...
Vem muita coisa boa por aí...
De volta à história...
O Príncipe Regente, aquele para quem Jane Austen dedicou Emma com muita má vontade, juntou a fome com a vontade de comer - coisa que o fazia famoso. Glutão, beberrão, dado a festas e orgias... Um playboy daqueles! Então, o Príncipe usou a necessidade de limpar a cidade de Londres, o projeto do arquiteto famoso John Nash e o desejo de boa parte da aristocracia de erguer uma divisão física entre o bonito e o feio e mandou rasgar uma rua larga ligando o Regent's Park à Carlton House, então casa do próprio Príncipe em Londres.
pinimg |
E a rua que era construída para ligar essa casa ao (seu) parque?
Oras, ficou pronta...
E bacana.
Mas a função principal foi perdida.
Nash, o arquiteto, fez um projeto tão bacana que no meio da rua - chamada Quadrant - foram criadas colunatas para sustentar marquises bem amplas protegendo as calçadas confortáveis. Advinha para que? Para que as pessoas pudessem passear independente das intempéries. Era shopping center!
a rua no início do séc XIX - wiki |
Nessa época foram demolidas e para revitalizar a área reforçando a natureza fashionista das lojas, elas passaram a funcionar até as 19hs.
Até hoje é ponto de comércio de alto nível, recheado de flagship stores totalmente protegido pelo patrimônio histórico. A loja da Apple, por exemplo, ainda tem os mosaicos de vidro Murano da loja original, Salvati.
salvati architectural mosaic database |
Rua Paysandu é Regent Street carioca
Com o dote do casamento, Conde d'Eu comprou um castelo para morar com sua família - e se distanciar da parentada da esposa dizem as fofocas.
A rua foi aberta em 1865 para que a casa da Princesa Isabel e Conde d'Eu tivesse acesso direto ao mar. D Pedro II mandou rasgar a cidade e ladear de palmeiras imperiais que resistem até hoje - claro, muitas replantadas.
Devo dizer que a rua é meu sonho de consumo.
mlivre |
Morando nas imediações de Regent Street
A Regent Street é como um paredão de prédios interligados, recurso comum da arquitetura da época, de forma que era realmente uma barreira dividindo a cidade.amazon |
Para bom entendedor, meia palavra basta...
royalt parade em regent street - period paper |
No caso dos Hopkins, escolhi uma moradia que começava a popularizar na época, a divisão de uma mansão em apartamentos independentes para abrigar várias famílias abastadas. O apartamento deles era bom, vários cômodos, mas muito menor que a mansão Devon de Londres.
No entanto, nesses apartamentos de terraces e mansion blocks, havia unidades de 2.000m²! Que maravilha!
pinimg |
Carlton house terrace - wiki |
plnta de CINCO apartamentos/unidades - british history |
Nem por isso havia menos luxo. Grandes escadarias, cômodos para receber visitas, quartos íntimos e de serviço para a criadagem e até, em alguns casos, cocheiras coletivas.
Podia-se manter cavalos e carruagens ou usar de aluguel, como hoje. Uber do século XIX, por assim dizer. Mas, para se ter status, tinha-se que ter seu próprio carro, digo, carruagem.
Um dia falamos de tipos de carruagens, que tal?
Pensou: ah, olha só! Devia rolar de um tudo ali, hein?...
É isso mesmo, tem vários livros que mencionam a vida em Albany. Dickens, Doyle, cada coisa!
wiki |
Enfim, estamos no Natal e ver a Regent Street me fez pensar em tudo isso sobre o lugar...
já ouviu falar em Krampus, o diabinho de Natal? Se comportou bem nesse ano? tsk, tsk!... flashback |
Dá uma saudade das amizades que a gente faz na vida, né?
bjus!
PS.:
Já falei outras cositas sobre romances históricos, era Vitoriana, Regência, etc. Tem links na barra lateral aqui do blog falando sobre cartas, Devon x Devonshire, girl power no sec XIX, casas de bonecas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário