& Moira Bianchi: Persuasão em 6 curiosidades

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Persuasão em 6 curiosidades

Olá!

Jane Austen é uma autora atual que não precisa se modernizar, mas nós não damos sossego e queremos é mais.


Persuasão está logo ali, e já tenho até convite para uma WATCH PARTY! Ueba!!

Agora te conto umas curiosidades, porque a gente gosta mesmo é das fofocas, não é?


6 curiosidades de Persuasão

* Persuasão foi o primeiro livro de Jane que a revelou ser a autora

Após a morte de Austen, seu irmão e irmã lançaram Northanger Abbey e Persuasão como publicações póstumas. Eles incluíam uma nota afirmando que sua irmã era a autora, a primeira vez que ela foi creditada diretamente por seu trabalho. Seus trabalhos anteriores foram publicados com o crédito "By a Lady".

* Persuasão é o único romance de Austen que apresenta uma heroína mais velha.

Em seus romances anteriores, os protagonistas de Austen eram mulheres jovens elegíveis no final da adolescência ou início dos 20 anos. Persuasão, no entanto, apresenta um protagonista de 27 anos que, em contraste com os outros personagens de Austen, se sente sem esperança e sem inspiração sobre o futuro e as perspectivas do casamento.

Aqui você vê estas informações todas em JANE AUSTEN EM NÚMEROS.

*  A persuasão desafiou as normas estabelecidas do casamento.

Embora o casamento durante o tempo de Jane fosse fortemente definido como melhor e única forma honrada de sobrevivência para as moças e a noção de "esferas separadas" para homens e mulheres, Persuasão combate essa noção. Os personagens dos Crofts representam um casal que compartilha deveres e encargos, e ambos os parceiros desfrutam genuinamente da companhia um do outro. 

Ela já tinha feito isso com os Gardiner em Orgulho e Preconceito, os Morland em Northanger Abbey e talvez planejasse fazer isso com os Parker de Sanditon.


* Alguns críticos acreditam que Persuasão foi escrito como um presente para mulheres solteiras.

Alguns críticos acreditam que, como uma mulher solteira, Jane escreveu Persuasão para outras mulheres em sua posição. Claire Tomalin disse assim em Jane Austen: a life:

 De certa forma, (Persuasão) pode ser vista como um presente para ela mesma, para a Srta. Sharp, para Cassandra, para Martha Lloyd, até mesmo para a memória da pobre Srta. Benn; a todas as mulheres que perderam sua chance na vida e nunca desfrutariam de uma segunda primavera.

Cassandra era a única irmã irmã mulher de Jane que ficou viúva de noivo antes de casar.

Martha Lloyd era amiga de Jane e Cassandra e segunda esposa de Francis, irmão delas

Srta. Sharp amiga de Jane e preceptora de Fanny Knight, sobrinha de Jane

Srta. Benn amiga de Jane

* Austen escreveu sobre a Marinha Real a partir de experiências familiares.

Apesar das piadinhas sujas de Mansfield Park, em Persuasão, a Marinha Real é apresentada sob uma luz extremamente lisonjeira e admirável provavelmente porque dois dos irmãos de Austen serviram na marinha por anos. Austen claramente achou essa profissão mais honrosa do que a de um cavalheiro que simplesmente herda riqueza, título e prestígio. Ela já tinha feito seus heróis pastores (Mansfield Park, Razão e Sensibilidade e Northanger Abbey).


* Jane Austen e John F. Kennedy podem ter tido a mesma doença.

O presidente dos EUA, John F. Kennedy, recebeu apenas alguns meses de vida quando foi diagnosticado com a doença de Addison, mas sobreviveu e alcançou a presidência com o que parecia ser uma saúde razoavelmente boa. A ilusão de saúde pode, de fato, ter sido um efeito colateral da doença. Austen sofreu um declínio lento do que se acredita ser a doença de Addison, com suas últimas palavras sendo "Nada além da morte", em resposta a sua irmã perguntando se ela queria alguma coisa.

fonte: meus arquivos pessoais, study.com, schmoop, reddit, saprk notes


Está gostando desta maratona de Persuasão?

Tenho um monte mais para te contar!

Me fala aqui nos comentários o que você está achando.

Aqui você acha minhas PESQUISAS SOBRE JANE AUSTEN , 

inclusive os outros posts de Persuasão


leia agora mesmo Querida Jane Austen

coletânea de contos e homenagens pelos 200 anos de falecimento


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário