& Moira Bianchi: Livros para quem gosta de viajar

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Livros para quem gosta de viajar

Livros para quem gosta de viajar 
e tem amigas queridas!

Minha querida Darcy Friend Renatinha fez esta linda linda lista de livros bacanérrimos e incluiu o meu '45 dias na Europa com Sr. Darcy'. Nossa, que honra, tanta coisa boa...

Ela postou, eu reposto na semana do niver dela! 
Parabéns Renatinha!



Renatinha lendo em Veneza... Lizzard ia surtar!!!



8 livros para quem ama viajar


Duas paixões que tenho na vida: viagens e livros. Então não preciso falar de como é maravilhoso ler um livro que de alguma forma mencione o tema viagem ou lugares para onde quero viajar.
Montei uma listinha com 8 livros que vão fazer os leitores viajar durante a leitura. Espero que gostem! 

O livro é escrito por um inglês (Peter Mayle) que, junto com sua esposa, larga tudo e se muda para a Provence, na França. A Provence é uma região famosa por seus vinhos e lindos campos de lavanda. Um lugar que parece tirado de um conto de fadas. O casal inglês comprou um imóvel na região e se mudou para lá. Ai que chato, né! hahahaha
Achei excelente a ideia de como o livro foi feito. Cada capítulo é um mês do ano, relatando assim, como foi o primeiro ano do casal nessa região.
Para quem já foi à Provence, vai poder matar as saudades. E, para quem ainda não foi, vai dar aquela vontade. De qualquer maneira, viajar para a Provence por meio de um livro é uma excelente ideia, não acham? 
Famoso livro do escritor Dan Brown, é mais uma história em que o protagonista é o professor de Harvard Robert Langdon. No livro, Langdon é convidado a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos, em Washington DC. Quando chega lá, descobre que caiu numa armadilha, que na verdade, seu amigo que o havia convidado foi sequestrado e ele precisa ajudar a salvar seu amigo.
O livro fala muito sobre a maçonaria e revela muitas coisas interessantes sobre a capital norte-americana.
Li “O Símbolo Perdido” alguns dias antes de viajar para Washington DC. Posso dizer que boa parte do meu roteiro de viagem foi montado com base no livro.
Livro de crônicas de Martha Medeiros, em que ela escreve sobre algumas viagens que já fez e suas experiências. Os lugares são os mais diversos, desde o Deserto do Atacama até o Japão. Martha Medeiros conta o que vivenciou em cada lugar e quais foram suas impressões.
Eu adoro ler as crônicas da Martha Medeiros e quando soube deste livro sobre viagem, não pensei duas vezes, comprei! E amei! 
Esse livro foi uma verdadeira febre na época em que foi lançado no Brasil. Conheço muita gente que leu “Comer, Rezar, Amar”. Mas se você ainda não o leu, não sabe o que está perdendo: é um excelente livro sobre viagens!
Escrito por Elizabeth Gilbert, o livro conta sobre a decisão corajosa que a autora tomou: largar tudo e passar um ano de sua vida viajando. Nos capítulos sobre “Comer”, ela está se deliciando na Itália. A parte do “Rezar” se passa na Índia, meditando. E os capítulos do “Amar” se passam em Bali (Indonésia) onde ela conhece um brasileiro (sim, um brasileiro!) e vive uma linda história de amor.
O livro é tão legal, que assim que a gente termina de ler, dá vontade de fazer as malas e viajar. Super recomendo!
Para quem ama o livro “Orgulho e Preconceito” da Jane Austen, o “45 Dias na Europa com o Sr. Darcy” será um deleite.
Livro escrito pela brasileira Moira Bianchi, é uma releitura moderna, em que os personagens vivem nos dias de hoje. Elizabeth Bennet é brasileira e tem um blog de viagem (alguém se identifica? hehehe) e o Mr. Darcy continua sendo o ricaço inglês que mora em Pemberley, mas o negócio da família é outro, uma rede de hotéis. Já deu para perceber que esse casal vai viver seus encontros e desencontros pelo mundo, não é? Cenários na Holanda, Itália, Grécia, Brasil, Inglaterra. Um encanto para os amantes de Jane Austen e, claro, os amantes de viagens. E aí, que tal viajar com esse casal apaixonante?
Obs: Mesmo se você nunca leu “Orgulho e Preconceito”, não há problema algum. O livro é uma história independente e não precisa ter lido Jane Austen para entender e acompanhar o enredo.
Os três últimos livros que vou indicar são da escritora Marlena De Blasi: Mil Dias em Veneza, Mil Dias na Toscana e A Doce Vida na Úmbria.
Marlena De Blasi é americana, morava nos Estados Unidos, é chef e crítica gastronômica. Em uma de suas viagens a trabalho para a Itália, ela conheceu Fernando, um veneziano e os dois se apaixonaram. Marlena então resolveu largar tudo e se mudar para a Itália. Eles se casaram e ela passou um tempo na cidade mais romântica do mundo, Veneza. “Mil Dias em Veneza” nos conta como foi essa experiência.
Atenção: esse livro não é só para quem gosta de viajar, mas também para quem gosta de comer. Marlena, por ser uma excelente chef, nos apresenta a muitas receitas. É de dar água na boca!
Após passar Mil Dias em Veneza, Marlena e Fernando resolvem cair na estrada. Se apaixonam por um vilarejo na Toscana, alugam uma casinha de pedra e pronto, temos o livro “Mil Dias na Toscana”.
Particularmente é o meu livro favorito dos três. Me diverti muito com Marlena, Fernando e o pessoal do vilarejo. Amei as experiências do casal desbravando a Toscana e nos apresentando a várias tradições locais.
Atenção: este é mais um livro que vai te dar vontade de comer muito hahahaha
No terceiro livro da série, Marlena e Fernando, enquanto estavam na Toscana, foram para a região da Úmbria na cidade de Orvieto e descobriram uma casa que foi um antigo salão de baile. Resolveram alugar o imóvel e se mudar para lá. Em “A Doce Vida na Úmbria”, Marlena nos conta essa história e como é morar nessa pequena cidade.
Adorei conhecer um pouco sobre os costumes locais e sobre a região. Gostei tanto que quando viajei para a Itália em 2013 fui para Orvieto e, acreditem se quiser,conheci a própria Marlena De Blasi num encontro emocionante.

É isso, galera. Espero que gostem da listinha. E fiquei à vontade para indicar outros livros. Leitores compulsivos, como eu, agradecem!




Eu tb, Renatinha!
Dezembro tem tanta gente boa fazendo niver...
Eu, Jane Austen, minha amiga Renata...

Nenhum comentário:

Postar um comentário