& Moira Bianchi: Medos e erotismo na era Vitoriana

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Medos e erotismo na era Vitoriana

olá,
com a chegada do Halloween no final de outubro, festa que é estrangeira para nós e no entanto, tão próxima, somos inundados com estímulos de festa do além. Gosto, admito.


Gosto muito mais de vampiros do que de zumbis.

Daí, quando me deparei com um artigo sobre Drácula de Bram Stocker falando da ligação de vampirismo com os medos da Era Vitoriana, eu achei a conexão muito interessante.

Como sabem, como ando escrevendo muitos romances históricos, envolvidíssima na Era Vitoriana com minha série CUPIDOS EM DEVON que agora está em um momento um tanto periclitante com uma viagem além-mar que desestrutura dois jovens herdeiros em vários níveis, minha cabeça pira com ideias e revoluções e COMO ISSO PODERIA ACONTECER EM MEADOS NO SÉCULO XIX - a brincadeira está aí. 
Nesse artigo fazendo a conexão entre medos comuns à sociedade daquela época, um pouco mais à frente de onde eu estou nos Cupidos, entendemos bastante de como as coisas eram e como chegaram até aqui.

Como no artigo sobre fantasias sexuais ousadas, vou traduzir boa parte, para ler tudo - recomendo - venha aqui. Eu vou comentar em itálicos e juntar com outros assuntos correlatos que acho muito relevantes: Jack o estripador e casas mal-assombradas.


Chegamos no Halloween, estilo Vitoriano.

O vampiro é uma criatura complicada: preso entre a vida e a morte, ao mesmo tempo sedutor e horripilante, figura contraditória da repelente criatura sugadora de sangue que rasteja da sepultura e ao mesmo tempo é uma representação estranhamente sedutora de glamour noturno e sexualidade potente. O conceito horroriza e fascina em medida aparentemente igual, e muito dessa dualidade perversa deriva do mais famoso romance publicado pela primeira vez em 1897. O artigo do British Library considera a forma como 'Dracula' reflete os medos que assombraram a sociedade do final do século 19:
- imigração, 
- promiscuidade sexual 
- degeneração moral
- modernidade.

Ansiedade e o vampiro na Inglaterra vitoriana tardia
Drácula apresenta uma série de contrastes e confrontos entre antigas tradições e novas idéias. Stoker usa a figura do vampiro como uma abreviação velada para muitos dos medos que assombravam a fin de siècle vitoriana. Ao longo do romance, a racionalidade científica é colocada contra o folclore e a superstição; a velha Europa está contra a moderna Londres; e as noções tradicionais de restrição e dever civilizados são ameaçadas a cada passo pela disseminação da corrupção e da depravação desmedida.
Olhe que curioso, o vampiro é figurativo. É um subterfúgio para fazer alusão à situação de insegurança social com todas as revoluções que estavam ocorrendo.
As incursões de Drácula em Londres, sua capacidade de passar despercebido por ruas lotadas carregando seu risco velado tem a ver com a imigração, níveis aumentados de crime e a ascensão de comunidades de gueto. 
Neste ponto, chegamos a Dickens, luxuoso personagem convidado em um determinado nicho dos CUPIDOS, e Oliver Twist. Lá, é mencionada a favela Jacob´s island em Londres.
Image result for rookery oliver twist
Com o avanço das linhas de trem, as demolições para os trilhos e estações, as modernidades, os pobres ficaram cada vez mais pobres. Nos invernos rigorosos, o frio era inimigo muito cruel, tanto quanto a fome e a falta de higiene. Sujeira e degradação era comum, também crimes e insegurança.
Como hoje, um dos trabalhos mais dignos era o doméstico, mas também como hoje, a classe média sofria com crises e falta de grana, então casas com criadagem grande ficavam cada vez mais raras e a figura da maid-of-all-work. Nada incomum hoje em dia, uma funcionária, empregada doméstica para tomar conta da casa toda. Só que não era uma casa moderna, era tudo na dureza...
Related image
Enfim, é na área de favela - diferente da imagem de favela que temos hoje aqui no Brasil e no Rio de Janeiro que é lugar quente - onde acontecerem na verdade os famosos crimes de Jack o estripador. 
Neste site especializado sobre o famoso serial killer (que hoje é fofinho comparado com o que vemos, né non?) você encontra todos e muitos detalhes. Para mim, agora, basta localizar o 'avental de couro' em Whitechapel, mesma área que Drácula e comparar os medos personificados.
Por um tempo se acreditou que Jack era de origem Judaica e que por isso os crimes nunca foram solucionados. O gueto se fechou protegendo a si mesmo, talvez até tenham feito justiça com as próprias mãos. Acho um tanto fantasioso, mas não sou especialista em Jack, nem assisti Ripper Street inteira, assumo. Sorry Mr. Darcy.
Image result for ripper street
Com isso juntamos os medos em uma ameaça única.
 Jack matava prostitutas - erotismo e luxúria - pobres - instabilidade financeira - que trabalhavam na favela, no gueto - violência- ; poderia ser imigrante ou de origem judaica - imigração. 

Como Drácula.
O vampirão dos vampirões cria vários covis na metrópole, incluindo um em Chicksand Street, Whitechapel - uma área notória pelos assassinatos de Jack, o Estripador de 1888 - e um em Bermondsey, a localização da Ilha de Jacob - o colônia de baixa vida imortalizado por Charles Dickens em Oliver Twist. 
Drácula saiu em 1897, Jack agiu em 1888 e Oliver Twist em 1838 (até é comentado no ótimo seriado Victoria.), é normal que Bram Stocker incluísse no seu romance referências deles. 

O ato do próprio vampirismo, com sua noção de sangue contaminado, sugere o medo de doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e, mais genericamente, o medo de decadência física e moral que muitos comentaristas acreditavam estar afligindo a sociedade. 


Sangue é sexy
Sangue é a essência da vida, o que nos move e recheia, tabu.
Paixão. Na cor, está associado ao coração, vida ou morte. Atrai os instintos primários das pessoas, enquanto outros simplesmente apreciam o elemento doloroso do mesmo.
Emoções. Teoriza-se que as pessoas que gostam de brincar com sangue podem estar subconscientemente deixando escapar emoções não resolvidas. 
Fetiche. Casais têm vida sexual normal durante períodos menstruais, alguns homens vêem como extremamente erótico por causa de todo o aspecto do tabu. Isso também infunde algum tipo de orgulho, saber que eles são "bastante masculinos" para fazer algo que outros são fracos para aguentar. E no BDSM é brincadeira extrema, mais tabu de qualquer tipo de fetiche. Durante uma sessão, usam-se facas ou qualquer coisa afiada para cortar um ao outro, depois espalham o sangue um sobre o outro, bebem ou simplesmente o deixam cair de seus corpos.
Riscos. Contaminação de infecções como o HIV ou qualquer outra DST. É importante fazer testes regularmente.
Responsabilidade. Uma praticante de 'jogos de sangue' diz que há que perceber que o fetiche gera grande responsabilidade e que ela praticou muito com seu bisturi em tomantes vermelhos antes que pudesse usá-lo em uma pessoa real e viva para evitar machucar alguém. Bem, machucar sem ter a intenção, porque tirar sangue é machucar.
Diretrizes. Antes de se envolver em jogos de sangue ou sexo consensual no período atroveram, a pessoa tem que combinar limites, diretrizes, regras até. E ter uma palavra-chave para parar a brincadeira quando chegar no seu ponto. Já falei sobre fantasias sexuais violentas ou ameaçadoras. Leu?
Substituições. Não se precisa fazer cortes ou sangrias, pode-se usar ketchup, vinho tinto ou até mesmo comprar sangue falso. Vale a fantasia.
Não julgais. Fetiches não são nada para se envergonhar, e não se deve julgar alguém que goste de algo diferente. A sexualidade é estranha.
fonte do artigo sobre o interesse sexual das pessoas pelo sangue
Image result for true blood
Eric Northman, vampirão de responsa de True blood, Sookie Stackhouse novels.
Recomendo os livros e o seriado.

De volta a Drácula, Mina representa o feminino moralmente correto e respeitável; ela diz que "O conde é um criminoso e, do tipo criminal, Nordau e Lombroso o classificariam" (cap. 25) citando o crítico social húngaro Max Nordau e o criminologista italiano Cesare Lombroso. O primeiro, no seu livro Degeneração havia feito um ataque apaixonado ao que considerava o ar predominante da histeria e do declínio moral na Europa Ocidental baseada na  linguagem pseudo-darwiniana semelhante para analisar a psicologia da mente criminosa do segundo. Era época de dândis afetados,  busca de prazeres e a ascensão e queda de figuras brilhantemente extravagantes como Oscar Wilde, então Stoker deliberadamente alinhou o Conde Drácula com tudo que a respeitável sociedade do fim do período vitoriano consideraria moralmente corrupta. criminoso e perverso.
Um direcionamento perfeito para o vampirismo! Uma alegoria sexual. degenerado e liberado em seus ímpetos! O que se deve evitar a todo custo.


Sexo e a virtude feminina
A literatura vitoriana tende a apresentar a virtude feminina inglesa  ameaçada por vampiros predadores estrangeiros
No conto de Sheridan Le Fanu, "Carmilla" (1872), coloca a virtuosa garota inglesa Laura à mercê do predador vampiro da Europa Oriental do título. 
Drácula segue um padrão semelhante. Mina é uma mulher altruísta (que simbolicamente) passa sua lua de mel amamentando seu marido doente em um convento; a bela Lucy, por contraste, é perigosamente moderna. Ambas estão aparentemente em risco, o conde sugere intencionalmente insultando o professor Van Helsing: "Suas garotas que todos vocês amam já são minhas" (cap. 23). Drácula ataca as duas, mas Mina, devido às tradicionais qualidades vitorianas de determinação e lealdade para com o marido, é capaz de resistir aos seus avanços. A Lucy, um pouco mais livre, não tem tanta sorte. Ela personifica o conceito da Nova Mulher - um termo cunhado no final da era vitoriana para descrever mulheres que estavam aproveitando oportunidades educacionais, de emprego recém-disponíveis para se libertar do intelectual, restrições sociais impostas sobre elas por uma sociedade dominada pelos homens. 
Em um ponto Lucy recebe três propostas de casamento no mesmo dia e lamenta ter que recusar duas: 'Por que eles não podem deixar uma garota casar com três homens, ou quantos quiserem, e salvar? todo esse problema? '(cap. 5). A fraqueza moral de Lucy permite que Drácula a ataque repetidamente durante a noite, e apenas uma série de desesperadas transfusões de sangue de cada um de seus ex-pretendentes - um eco simbólico doentio do desejo de Lucy por três maridos (e, portanto, três amantes). enquanto o inevitável.  Para Stoker, o declínio de Lucy do ideal feminino vitoriano para a percepção da naturalidade egoísta da Nova Mulher é completo.
Ela é punida por assumir seus desejos e fantasias, por ter personalidade e ser mulher. Isso também foi feito em outras obras, muitas das que amamos.


Modernidade e degeneração
Como o romance é apresentado sob a forma de cartas, diários e recortes de jornais, ele reforça o método científico de observar e registrar informações como essencial tanto para a estrutura do livro em si quanto para as tentativas de destruir Drácula. 
Partindo desta atmosfera de avanço científico, no entanto, estão os conceitos intangíveis da fé religiosa e do sobrenatural. Usam-se transfusões de sangue em tentativas de manter Lucy viva, mas também flores de alho e crucifixos para segurar o vampiro a baia. Ao longo do romance há uma sensação de que Drácula, com sua capacidade de passar por buracos de fechadura como uma névoa e sua afinidade com morcegos, ratos e lobos, representa o inexplicável; uma força alienígena que a ciência, por si só, não pode derrotar. 
Se perderiam o controle, daí vai-se tudo para o buraco. Com a modernidade, viria a libertinagem, a facilidade de comunicação, de relações interpessoais, a degeneração dos restritos limites sociais da Era Vitoriana.


E o curioso é que, como disse Cazuza, tudo vira um museu de grandes novidades, né?
Hoje em dia, com o Halloween batendo nossa porta, pensamos em vampiros sexys em fantasias (eróticas) bacanas em casas mal-assombradas que são... Mansões vitorianas abandonadas!
Image result for victorian old manor illustration
Era modernidade lá, agora é relíquia.
como se chegou nisso?
Diz-se que foi outra revolução, a do modernismo. 
Veja o que diz o Jstor.
Casas vitorianas foram de lares a horrores no começo do século XX quando todas as coisas “vitorianas” sairam da moda. Artistas como Edward Hopper e Charles Ephraim Burchfield começaram a pintar casas vitorianas abandonadas, imbuindo-as de caráter assustador.
Um movimento cultural mais amplo, longe do vitorianismo, “condenava todas as coisas da época vitoriana posterior como feias, excessivas e antiamericanas”. Os telhados de mansarda e detalhes rebuscados eram ridicularizados como indicativos de dinheiro novo e ostentação. Os estudiosos de arquitetura ansiosos por abraçar um novo modernismo jogaram o suposto excesso brega do passado e promoveram boas alternativas como os projetos "puros" de Frank Lloyd Wright.
Image result for frank lloyd wright
Um mestre, eu amo.
Casa da Cascata, 1935.

Depois da Primeira Guerra Mundial, a América deu as costas ao design vitoriano com mais veemência. Soldados que retornavam da guerra na Europa viram a morte nas fábricas antes edificantes e sonhos brilhantes de seus pais vitorianos, e começaram a retratar casas vitorianas como restos fantasmagóricos de um passado corrupto.
Demolir era o mais indicado, medidas extremas para exorcizar os fantasmas, limpar o presente do passado doente e varrer os excrementos imundos da terra. As casas foram despojadas de sua característica aconchegante de outrora. Mas na imaginação, eles começaram a assumir uma nova arquitetura do medo.


Então, nessa salada que fiz aqui, temos uma receita de Halloween perfeito: vampiros, erotismo, degeneração social na medida, cenário favorável.
Image result for victorian era women drinks
bebidinha caprichada no opióide! 
Delícia!

Onde nos encontramos para uns bons drinks vitorianos no dia 31?
bj.

aviso: todas as imagens achadas no google sob procura: 'victorian lady', 'dickens tv' , 'victorian erotism' e 'vampiro'

2 comentários:

  1. Interessante todo o contexto entre a 'imigração' e os 'vampiros' na época vitoriana, mas num futuro não tão distante a nossa 'sociedade' atual também começará a aparecer nesses livros de 'romances históricos' para pessoas de outros tempos e locais.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sei como encontrei esse site, mas adorei como você contextualizou a obra de Bram Stocker. Sou uma amante de Drácula e sempre percebi como Lucy é retratada como a depravação da mulher vitoriana. Apesar de no filme a Mina se entregar para o Drácula, coisa que não acontece no livro.

    ResponderExcluir