& Moira Bianchi: Lady Susan de Jane Austen influencia os romances que lemos hoje?

terça-feira, 4 de julho de 2023

Lady Susan de Jane Austen influencia os romances que lemos hoje?

 

Lady Susan ainda é poderosa hoje?



Continuando na análise de Lady Susan...

Vamos continuar falando de Lady Susan, romance curto que rende tanto pano para manga!...

Jane Austen, a escritora que revolucionou a literatura romântica com seus personagens cativantes e enredos envolventes, conquistou o coração de leitores ao redor do mundo. 

Sendo uma das primeiras obras completas de Austen, Lady Susan é como um diamante em bruto na sua bibliografia. Uma obra que, apesar de não ser tão falada quanto "Orgulho e Preconceito", tem uma relevância incontestável no conjunto da sua obra.

'Lady Susan de Jane Austen influencia os romances que lemos hoje?

Vamos embarcar nessa viagem literária para descobrir se essa obra tem um impacto na forma como abordamos e interpretamos os romances atuais. Prepare-se para algumas surpresas.

A Influência Atual de Lady Susan

Lady Susan, a bela e manipuladora viúva do romance homônimo de Jane Austen, é uma personagem intrigante que, sem dúvida, deu um sabor especial aos romances clássicos. Mas será que ela continua a influenciar a literatura contemporânea? É o que vamos descobrir.

Quando pensamos em romances hot contemporâneos (aquelas histórias que nos fazem corar e virar a página mais rápido), não podemos deixar de notar alguns paralelos com Lady Susan. Ela é sexy, confiante e não tem medo de ir atrás do que quer — características que hoje são essenciais nas protagonistas dos livros mais quentes.

Lady Susan, com seu charme irresistível e espírito manipulador, pode ser vista como a semente dos romances hot de hoje em dia.

Explorando mais profundamente a influência atual de Lady Susan nos romances modernos, percebemos que a sagacidade e a autonomia da personagem se tornaram elementos chaves. Suas tramas astutas e jogos emocionais complexos são encontrados em muitas histórias atuais, especialmente naquelas onde as mulheres tomam as rédeas.

A figura da sedutora inteligente e calculista, tão bem representada por Lady Susan, estabeleceu um novo padrão para as heroínas dos romances. Ela é uma precursora dos personagens fortes e independentes que tanto amamos hoje.

Lady Susan desbravou o caminho para os personagens femininos fortes e independentes nos romances modernos.


Sem esquecer da influência direta desta obra nas tramas amorosas modernas. Lady Susan mostra uma mulher no controle de sua vida amorosa, algo bastante inovador para a época em que foi escrito e que hoje é amplamente celebrado nos romances atuais.

Comer, rezar, amar que o diga, né?

Agora, após essa análise rápida da influência atual de Lady Susan nos romances modernos, vamos entender como esta obra se relaciona com a realidade de sua época e como isso reflete nos dias atuais.

Comparação com a Realidade

Vamos fazer uma viagem no tempo, voltando para a época em que 'Lady Susan' foi escrita. As características dessa obra, em comparação com a realidade, são fascinantes. Austen nos apresenta uma protagonista manipuladora, inteligente e sedutora - características que não eram facilmente atribuídas às mulheres daquela época.

Lady Susan não era a típica donzela em perigo esperando por seu príncipe encantado. Ela era a rainha do xadrez jogando sua própria partida.

Ela refletia uma sociedade que estava mudando lentamente, onde as mulheres começavam a ter mais presença e voz. Embora ainda estivessem longe da igualdade de gênero que temos hoje, 'Lady Susan' serviu como reflexo da sociedade de sua época, e continua sendo relevante nos dias atuais.

Agora, vamos dar um pulo para os romances modernos. Como eles refletem ou se distanciam dessa realidade apresentada por Austen? Bem, podemos ver que muitos dos temas presentes na época de Austen ainda são explorados hoje: amor, traição, luta pelo poder... A diferença é que agora temos um espectro muito mais amplo de personagens femininas fortes e complexas, assim como Lady Susan.

Os romances modernos ampliaram a representatividade feminina, dando espaço para uma variedade maior de vozes serem ouvidas.
Garota exemplar é um ótimo exemplo de jogos emocionais e luta pelo poder

 Por outro lado, algumas das atitudes questionáveis de Lady Susan (como manipulação e egoísmo) são menos aceitáveis hoje em dia - o que mostra como nossas normas sociais e nossa percepção do certo e errado evoluíram ao longo do tempo. Amy de Garota exemplar vai de vítima a vilã em um piscar de olhos, por exemplo.

Enfim, fica claro que 'Lady Susan' jogou um papel importante não só na literatura, mas também na forma como vemos a realidade.

Influência nos Romances Modernos

A influência de Lady Susan sobre os romances modernos é uma questão tão intrigante quanto a própria protagonista da obra. Fica difícil imaginar que um livro escrito há mais de 200 anos possa ter tanta relevância em obras contemporâneas, certo? Mas é exatamente isso que acontece.

A começar pela figura da mulher independente, que desafia as convenções sociais e age de acordo com suas próprias regras. Essa personalidade forte e desafiadora, que era tão rara no século XVIII, hoje é praticamente um requisito básico nos romances atuais. E podemos dizer com segurança que Lady Susan foi uma das pioneiras nesse aspecto.

Dando um salto para o presente, podemos citar exemplos como a famosa série Cinquenta Tons de Cinza. Anastasia Steele, a protagonista, embora seja muito diferente de Lady Susan em muitos aspectos, possui características que remetem à heróina-com-gosto-de-vilã austeniana. Ambas são mulheres que enfrentam a sociedade patriarcal e lutam pelo o que querem, cada uma à sua maneira.

"A influência não está somente na personagem principal, mas também na trama densa e cheia de reviravoltas."
Adoro o livro e o filme!!

 Outro exemplo é o livro O Diabo Veste Prada. A personagem Miranda Priestly, embora seja antagonista, possui características semelhantes às de Lady Susan. Ela é poderosa, manipuladora e não tem medo de usar suas habilidades para conseguir o que quer.

Analisando estas obras modernas, percebemos que os temas presentes em Lady Susan continuam sendo explorados hoje. Os conflitos familiares, as intrigas amorosas e a busca pelo poder ainda são aspectos muito presentes na literatura atual.

Assim como Jane Austen fez em sua época com Lady Susan, os autores contemporâneos exploram estes temas para criar histórias envolventes e personagens memoráveis. E embora as convenções sociais tenham mudado bastante desde o século XVIII, a essência humana - nossos desejos, anseios e medos - permanece a mesma.

Por isso podemos dizer sim: Lady Susan influencia os romances que lemos hoje. Seja na criação de personagens femininas fortes e independentes ou na exploração de temas eternamente humanos. 

E isso só prova o quanto Jane Austen era à frente do seu tempo.

Conclusão

Resumindo, a Lady Susan de Jane Austen possui um peso significativo na literatura atual. Seu espírito rebelde e sua habilidade de manipulação podem ser encontrados em muitos dos romances modernos que são populares hoje.

Jane Austen, com suas obras atemporais, deixou uma marca indelével na literatura mundial. Sua influência não se limita apenas aos clássicos, mas também se estende para os romances contemporâneos. A presença de sua escrita é sentida, mesmo nos tramas mais modernos.

E para a pergunta que este artigo propôs - 'Lady Susan de Jane Austen influencia os romances que lemos hoje?' 

A resposta é um sonoro SIM! 

Quer seja através da exploração de personagens femininas fortes, da sátira social perspicaz ou da representação realista das relações humanas, a essência de Lady Susan e o toque de Austen perduram na literatura atual.

bjs, M.

Está gostando de saber dos detalhes desta obra de Jane Austen?
Tenho muito mais guardado para te contar!

Se você ainda não viu, aqui estão minhas pesquisas de Austen Nation e pesquisas históricas aqui.

LINKS para Lady Susan



-- esse post foi criado pelo Junia com IA, revisado e enriquecido por mim. Saiba como

Nenhum comentário:

Postar um comentário