olá!
Faz um tempo que não posto um rambling aqui, tenho me dedicado a estudos de aprofundamento da obra de Jane Austen. Engrandecimento da alma e do intelecto e tal. Mr. Darcy diz que uma mulher tem que aprimorar a mente com a boa leitura, não é mesmo?
Mas com as loucuras do país, fujo dos noticiários e prefiro me dedicar a algo completamente irrelevante. Poderia ser a família Kardashian (credo), mas perco meu tempo com os Harkles.
tumblr |
Sei, você vai dizer que eles são absolutamente desnecessários, que a Família real Inglesa é zero à esquerda para nós aqui no Brasil, isso e aquela outra verdade universalmente conhecida. Mas eu vou argumentar que tem um lado diferente nessa treta:
Já falei em ser enganado com gosto neste post aqui. Chegamos a um ponto que gaslighting é a norma, a gente aceita, engole, repete e nem questiona.
Meu caso com Príncipe Harry e Meghan Markle é esse: me enganaram e tentam, a cada nova treta, fazer gaslighting comigo.
EU. NÃO. ACEITO.
Sei que eles não sabem que eu existo, que neste post e no Podcast Sincericídio literário eu e Vânia reforçamos os planos desse casal de alcançar fortuna & fama (ou infâmia), mas eles têm feito parte do meu dia-a-dia a ponto de escrever um livro (mal) inspirado neles. O PRÍNCIPE QUE SOBROU PARA MIM é um romance fofo onde as tretas mais famosas deles guiam a narrativa. Fiz uma lista delas, veja aqui.
Moira, esse post é para falar do livro ou o livro é desculpa para falar dos Harkles?
Tanto faz, acho. Te conto:
Eu escrevo romances de época, você sabe. Adoro ler, pesquisar e compor histórias de um tempo onde tudo era mais poético e menos ativista. Por conta disso, sempre estou enfiada em pesquisas sobre a Inglaterra. A Família real faz parte deste universo, especialmente Victoria, a rainha moderna mãe de todas as famílias reais da Europa. Dela para os Windsors de hoje em dia é um pulo na história, meros 200 anos.
Lady Diana foi um ícone para mim por conta do seu casamento famoso, grandioso, cinematográfico. Pena foi o noivo dela. Príncipe Charles na época, hoje Rei Charles III, na entrevista oficial de divulgação do noivado, mostrou a real e ninguém deu importância. Olhe o video, transcrevo para você.
entrevistador: E suponho que estão apaixonados.
Diana: Claro. *olha com a cabeça baixa, constrangida, apaixonadinha*
Charles: Seja lá o que signifique estar apaixonado.
Diana: Hehehe *muito constrangida*
Bem, o casamento foi um desastre de público e crítica. Fofoca, traições, chororô, divórcio, dois filhos, morte prematura dela, casamento tardio dele com a amante, rei de pouca credibilidade.
E não é que, 40+ anos depois, o filho deles nos vendeu o mesmo ouro de tolo?!
Na ocasião do casamento de Harry, Meghan também não disfarçou suas intensões, eu é que não soube ler. Trouxa, eu! Na época, início de 2018, fiz esse post aqui no blog elogiando a coragem de Meghan (a rainha da treta) que ia entrar sozinha na igreja porque seu pai tinha tentado lucrar com seu futuro casamento. Eu, otária romântica, escolhi não levar a sério as críticas do twitter ou as comparações com Wallis Simpson. Bem, agora sabemos que as armações são sórdidas.
Hoje, março de 2023, ainda não sabemos a real razão para esse shit show que Meghan e seu marido armam para o mundo.
- Ele sempre quis sair da Família real e ela foi goiabada para o queijo dele?
- Ela é uma agente da Nova Ordem Mundial enviada para ruir a monarquia de dentro para fora?
- Ele é só um junkie fácil de ser manipulado?
- Ela quer ser a mulher mais famosa do mundo?
- Eles se conheciam desde a época da Ilha da fantasia do tio Andy?
Tudo é mistério e teoria da conspiração, tratamos de várias no podcast. O que me mata é o gaslighting. Me permita te dar duas definições que se complementam no meu raciocínio deste post.
OURO DE TOLO: expressão que significa enganar, ludibriar. Refere-se a pirita (dissulfeto de ferro) que é dourada, mas vale quase nada. Faz alusão à idade média quando falsos alquimistas prometiam transformar chumbo em ouro confundindo incautos.
GASLIGHTING: manipulação psicológica, fazer com que uma pessoa questione sua percepção da realidade gerando dependência. 'Não acredite nos seus olhos, acredite no que eu te falo.' Vem de um filme de 1944 que liga a brutal manipulação que a protagonista sofre com a penumbra causada pelas luminárias a gás (gaslight).
Percebe que as duas coisas estão ligadas?
São um tipo de sinônimo nesses dias atuais.
Harry e Meghan foram um casal real por menos de 2 anos. Desde que saíram da 'firm', eles vêm difamando a instituição e a família. Alimento de fofoca, adoramos, ueba! Mas fofoca boa é fofoca verdadeira. O que eles fazem é mau-caratismo.
west australian |
Na famosa entrevista para Oprah, supostamente a única vez que eles iam falar da nefasta vida real dentro dos muros da realeza, foram mais de 20 mentiras. 'Conversas e preocupações sobre a cor da pele do meu filho.' Isso foi em março de 2021, 1 ano depois de saírem da firm. Em janeiro de 2023, o papo é outro. 'Nunca falei de racismo, minha família tem preconceito enraizado.'
daily mail |
No torturante documentário para Netflix, passam de 30. Realmente, Meghan, a rainha da treta, tem muita coragem para mentir daquela forma deslavada. 'Ninguém nunca me ensinou a fazer a mesura.' Mas e essa cena do seriado que ela fazia?
Conversamos sobre isso no podcast e entre amigos, pensamos: 'ah, mas todo mundo sabe que eles são mentirosos, ninguém leva a sério!'
O triste é que levam. Já ouvi de pessoas aqui no Brasil opiniões muito inflamadas sobre como a rainha da treta sofreu na mão 'daquela gente', que ela foi expulsa da família real, que as crianças são vítimas. Juro. Ouvi de pessoas próximas que, apesar de serem bem informadas, não têm o interesse de pesquisar se o que é dito confere com o que vêem.
Está na cara, mas dá menos trabalho seguir uma ordem. Pensar toma tempo, deixa para lá.
As pessoas escolhem ser enganadas e os enganadores, colhem os lucros.
Com esse post, eu quero te contar que minha vingança resposta para os Harkles é o livro O PRÍNCIPE QUE SOBROU PARA MIM. Nele eu inseri as melhores tretas, babaquices, mimimis e vergonhas que esses dois fizeram até hoje enquanto desenvolvo um romance fofo entre duas pessoas de bom caráter.
Se você segue os Harkles, vai chorar de rir identificando as tretas.
Se não perde tempo com eles, mas chegou até aqui neste post, vai curtir o romancinho sessão da tarde/comédia romântica netflix.
Mas já te aviso: com a coroação de Charles se aproximando, tenho certeza que Harry e Meghan vão me dar tretas para um segundo romance!
LEIA MEU LIVRO NOVO!
bj
M.
pesquisei em: Brasil escola, Wikipedia, Youtube, Merriam-webster, meus arquivos pessoais,