& Moira Bianchi: Orgulho e paixão e time's up!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Orgulho e paixão e time's up!

Olá, Janeites,
Essa semana, a novelinha das seis entra em mares revoltos... Quando as amigas do nosso grupo de whatsapp compartilharam o resumo, tentamos juntar forças para comentar, mas a Copa do Mundo entrou no meio.
E advinha: tudo a ver!
Né, Schirlei e Maria? 
Fizemos o que deu - o que conseguimos concatenar. Quem sabe durante a semana vamos completando...

Já sabe o tema da semana? 

TIME'S UP

Bicho, já falo disso faz um tempão aqui, aqui... E ontem saiu o tal video dos babacas turistas Brasileiros constrangendo uma linda moça Russa que sequer sabia que estava sendo constrangida, feita de objeto sexual e piada - que acabou viralizada.
Olha, é o fim da picada, sem piadinha.
Na novelinha das 6 indicada para todos os espectadores, Julieta Rainha do café contará para Elisabeta sua triste estória de vida, como foi abusada sexualmente e emocionalmente por seu falecido marido.
Também Josephine entrará em contato com seu antigo amor, Brandão, com quem achava consolo fora do casamento abusivo.
E Charlotte com Uirapuru? Nem vou lá...
Sabe aquela máxima que a vida imita a arte? Foi o que aconteceu essa semana no evento do esporte masculino que tem audiência 75% masculina (vi isso na última Copa aqui no Rio) e que infelizmente reforçam o esterótipo de futebol+álcool+turismo sexual.

Bem... Vamos a Austen Nation que lá os gentlemen são noble...

Resumo de 'Orgulho e Paixão' da semana de 18 a 23 de junho
Brandão conta a Mário/Mariana sobre a volta de Josephine;
 Tibúrcio ameaça Cecília; 
e Fani é hostil com Edmundo

18 JUN, Segunda-feira
Ernesto convida Mariko para ser seu par na festa de noivado de Ema
Charlotte obriga Uirapuru a fazer o que ela quer
Darcy encontra Julieta desfalecida no cemitério. Tibúrcio aparece na fazenda Ouro Verde e Josephine se apavora. Mariko faz um tratamento em Camilo. Julieta pede que Darcy não conte para Camilo o que lhe aconteceu. Ofélia estranha o silêncio de todos na casa de chá quando ela e Lídia chegam. Edmundo faz um acordo com Cecília. Charlotte obriga Uirapuru a elogiar Darcy. Mariana/Mário chora com a declaração de Brandão. Josephine recebe um telegrama de Charlotte. Amélia convence Jorge a ir à festa de noivado de Ema. Ofélia desmaia quando vê a aliança de Elisabeta. Josephine procura Brandão.

19 JUN, Terça-feira
Brandão se surpreende com a chegada de Josephine, que sofre ao descobrir que o ex-amante se apaixonou por Mariana. Elisabeta garante a Felisberto que ama Darcy e está feliz com o noivado. Felisberto, Ofélia e as Benedito celebram o noivado de Darcy e Elisabeta. Josephine e Brandão conversam sobre seu passado, e a mulher explica que Tibúrcio não lhe prestou socorro quando caiu no rio. Ema organiza sua festa de noivado com Edmundo, e em parceria com Elisabeta e Darcy. As irmãs Benedito confortam Mariana, que sofre pela rejeição de Brandão. Ernesto e Luccino se reecontram. Brandão conta a Mário/Mariana sobre a volta de Josephine. Susana seduz Olegário e convence o ex-comparsa a não revelar os segredos dos dois. Julieta lamenta a distância de Camilo. Elisabeta propõe entrevistar Julieta para sua coluna no jornal. Josephine e Brandão se beijam. Julieta revela um segredo a Elisabeta.

20 JUN, Quarta-feira
Julieta conta a Elisabeta sobre sua vida com Osório e afirma não ter sido uma boa mãe para Camilo. Brandão pede que Josephine lhe explique seu desaparecimento. Elisabeta se comove com a história da vida de Julieta. Josephine pede que Brandão mantenha seu retorno em segredo. Rômulo pede que Cecília se afaste de Fani. Agatha questiona Brandão sobre a mulher misteriosa que ele instalou no hotel. Ernesto visita Nicoletta. Elisabeta comenta com Darcy sobre o segredo de Julieta. Julieta beija Aurélio. Ernesto insiste para que Ema desista de seu casamento arranjado com Edmundo. Brandão convida Mário/Mariana para sair com Darcy e outros homens. Fani descobre que Edmundo se casará com Ema, e Josephine a conforta. Uirapuru consegue fugir de seu hotel em São Paulo. Julieta implora o perdão de Camilo, que afirma estar magoado com a mãe. Otávio sugere que Olegário se case com Susana. Cecília desconfia de Tibúrcio. Julieta revela a Elisabeta que Camilo é fruto de uma violência.

21 JUN, Quinta-feira
Julieta agradece o apoio de Elisabeta e pede que a moça mantenha sua história em segredo. Jane desconfia do encontro entre Julieta e Elisabeta. Tibúrcio ameaça Cecília. Luccino ajuda Mário/Mariana a manter seu disfarce na presença de Felisberto. Olegário pede Susana em casamento na frente de Julieta, mas Petúlia salva a comparsa. Jorge, Amélia, Tenória e Estilingue chegam para o noivado de Ema e Edmundo. Elisabeta declara seu amor por Ofélia. Darcy sugere que Camilo dê uma nova chance a Julieta. Ernesto pede que Edmundo cuide de Ema. Amélia afirma que deseja que Ema conviva com ela e Jorge. Ernesto provoca Jorge. Susana consegue seduzir Olegário. Tibúrcio convida Cecília para um passeio de barco. Jane visita Julieta e declara seu apoio à sogra. Com medo de Tibúrcio, Cecília se atira no lago.

22 JUN, Sexta-feira
Tibúrcio se desespera com o desaparecimento de Cecília. Ema confessa a Elisabeta que não quer refletir sobre seu noivado. Fani ajuda Cecília a sair do lago. Jane pede que Camilo se reconcilie com Julieta. Brandão aconselha Josephine a revelar a Rômulo e Edmundo que está viva. Susana manipula Olegário. Cecília chega à mansão e Tibúrcio implora para que a nora não conte a Rômulo sobre o passeio dos dois. Luccino admira Mário/Mariana, que não percebe. Lídia pressiona Otávio sobre o casamento dos dois. Aurélio afirma a Tenória que deseja conhecer melhor sua irmã. Josephine instiga Fani a ir ao baile de noivado de Edmundo e Ema. Elisabeta visita Julieta, e Susana desconfia. Ernesto desconfia de que Luccino está apaixonado. Brandão exige que Mário/Mariana o acompanhe ao baile de noivado. Aurélio afirma que esperará por Julieta, e os dois se beijam. Começa o baile de noivado, e Ema sofre ao ver Jorge e Ernesto. Uirapuru chega ao Vale do Café e não reconhece Mário/Mariana. Edmundo e Fani se reencontram.

23 JUN, Sábado

Fani é hostil com Edmundo. Mário/Mariana agride Uirapuru, e Brandão apoia a atitude. Julieta confirma a Camilo que orientou seus contatos em São Paulo a não oferecer emprego ao filho. Camilo não consegue perdoar a mãe. Elisabeta aconselha Ema a interromper sua festa de noivado. Mariana revela a Elisabeta seu disfarce como Mário, e as irmãs se divertem. Brandão deixa a festa para ir atrás de Mariana, preocupado com Uirapuru. Brandão decide se vestir de Motoqueiro Vermelho para expulsar Uirapuru do Vale do Café. Darcy e Elisabeta trocam juras de amor. Embriagado em sua festa de noivado, Edmundo confessa seu amor por Fani e anuncia que Ema está envolvida com Ernesto e Jorge. Elisabeta e Ernesto acodem Ema. Mariko apoia Amélia. Josephine jura vingança contra Tibúrcio. Cecília defende Fani e Edmundo de Tibúrcio, e ameaça o sogro. Aurélio busca o conforto de Julieta. Ernesto confessa a Aurélio e Brandão seu amor por Ema. Aurélio questiona Jorge sobre Ema. Josephine aparece para Tibúrcio.

COMENTÁRIOS por Mary:
Julieta tá achando zero graça! Ai, ai, ai!
foto do Twitter
Eta Eta Eta Elizabeta e Julieta!
Ela Eta Eta Agora é Julibeta! Ta parei kkkkk

Enfim um dos momentos mais aguardados da trama chegou, e não me refiro a formação de nenhum casal, mas sim a amizade mais aguardada da Vila do Café ☕.
Julieta é de longe a personagem com o melhor desenvolvimento da trama (ah, para! E Ernesto-nos-convidou-prum-samba? Ele era chatão, agora tá fofys e acho que vai virar operário-sindicalista-político para subir na vida e Wentworthicar...). 
Julieta... cheia de nuances, não consigo nem ao menos me lembrar porque ela era a vilã. Pode isso produção? Juju é é um amorzinho gente, só não percebe quem não quer, vamos encher essa mulher de carinho! 
Fadada a sofrer por seus filhos...
foto do Twitter
Essa semana aconteceu uma das cenas mais fortes da novela, uma conversa entre Julieta e Elisabeta, e que cena minha gente, as duas arrasaram, mas a Gabriela Duarte que show de atuação, não lembra em nada a sonsa da Maria Eduarda e Por Amor. 
Julieta está em conflito entre manter a máscara de mulher firme e coração de pedra que lutou anos para criar ou retornar a mulher que já fora, ela está aos poucos percebendo que ainda está viva. E ao procurar o filho Camilo, para tentar uma reconciliação, sente-se sufocada e desesperada, vai até o quarto de Elisabeta. Essa procura não é sem sentindo como alguns tem achado, Julieta procura Elisabeta justamente por reconhecer nessa a mulher que fora outrora e que deseja novamente resgatar.  Ela esta cansada de manter a máscara de mulher forte, ela está sufocada pela amargura e pela culpa "você acha que eu nasci assim usando preto" para depois em um ato de desespero rasgar o vestido. (Moira: Essa frase foi o ó!... Adorei.
E como diz Darcy Williamson "ninguém é uma coisa só" e Julieta procura Elisabeta por reconhecer na moça sua própria coragem, vontade de viver, que reconhece seus desejos e que vive estes sem medo, #aurieta, estamos falando de você.
Esses e outros tantos motivos fazem do par Julibeta o mais aguardado da novelinha. 
E para quem assim como eu está morrendo de amores com essas duas a próxima semana promete otimas cenas e muito choro emocionado para o fandom.
Filho da piiiii
Elizabeta, balançasa e intrigada pela figura de Julieta, decide entrevista-la para sua coluna no jornal, então a Rainha do Café se abre com Elisabeta, sobre tudo que viveu na juventude com o pai de Camilo e sobre como se sente em relação ao próprio filho, então meninas preparem-se revelações bombásticas estão por vir, violências e uma possível depressão pós parto? E o que dizer de Osório, não o conhecemos mas já o odiamos! Vamos finalmente compreender porque a Julieta se transformou nessa mulher tão dura, e que mesmo assim amamos.
Sem contar de que com a chegada de Lady Catherine (dessa vez a real, oficial) e sua filha que vive doente e seria uma ótima musicista se sua saúde permitisse (ai, Jisuis!!!),  Elisabeta mais do que nunca precisa de uma  aliada de peso, e quem melhor que a dona da porra toda Juju Rainha do Café Coração de Pedra que está doida pra dar um amasso em Aurelinho. Já queremos os quatro interagindo!
No Twitter já tem gente escolhendo nome para os gêmeos que eles vão ter! Ahahaha
Julieta não se preocupa, a gente ama ocê benhê. 

Para finalizar minha participação aqui no blog (Mary falando, câmbio) fica a dica desse livro delicinha de ler "45 dias na Europa com Mr. Darcy". 
Da Jane a gente acompanha até bula de remédio, e ó que aparece... tem até fósforo Jane Austen!... Quem dirá essa trama que está realizando vários dos nossos desejos, até os mais hot hot hot!


Eu, Moira, tenho que comentar sobre:
* o sub-plot bom dimaish de Ludmilla com o costureiro: penso que Lud vai descobrir que ele né Francês nada (já foi no capítulo de segunda) e daí até ele contar que já conhece Susana será um deslize de distância. Daí até Elisabeta desmascarar a vilã será FÁCIL! Será que vão enrolar com isso até o final da novela? Achei o plot bom, bom, bom! Os dois personagens estavam perdidos na trama...
* Brandão tirando cisco do olho do amigo: Geeeente! Ele sabe que Mário é Mariana. Tenho certeza!!!
* o papo uó de Aurélio com o Barão: Quando o filho onfrontou o pa sobre o caso que teve com a escrava mãe da empregada de Jorge, o Barão diz que ela foi 'a única mulher que ele amou'. O filho pergunta se o pai não amou sua mãe e a resposta? Não, foi casamento arranjado. Com a escrava foi encantamento, amor. Daí o filho pergunta o que todo mundo pensa, mas ninguém tem coragem de falar: 
'Como tem certeza que ela o amava de volta e não era só obediência?' 
Ai, morri!
Gente, esse assunto é tão espinhoso, tem tantas mulheres que passam por isso hoje em dia por escolha para ter recursos financeiros, por MEDO, para atender a sociedade... E tem gente que acha romântico, escreve livros sobre abusos e pegadas e estupros... 

Andei em círculos e voltei à primeira linha: TIME'S UP , chega! Mulheres não são objeto, não devem ser manipuladas, exploradas, abusadas. Não em livros, não em romances, não na novela que está dando show em tocar nesses assuntos (espero que saiba desenvolvê-los), não na Copa, não na vida!

Para aliviar, vamos aos últimos diários porque sonhar com Austen é a fuga perfeita.
Os irmãos PRICElli - Ernesto e Fani
É, não adiantou... Esses dois também estão down.
A estória de Fani também é de abuso? 
O que acha?

Aqui a vida é cor de rosa e faz miau com a ajuda de gatinhos lindos, fofos e espertos! 
Meu LIVRO NOVO!
(Off Austen)

Já no ar!


Beijos e até a próxima semana!

Venham comentar tudinho
 com a gente no Facebook!


Nenhum comentário:

Postar um comentário