& Moira Bianchi: VÍCIO EM AUSTEN – um teste

sábado, 25 de maio de 2019

VÍCIO EM AUSTEN – um teste

Compartilhamos uma obsessão doentia com os romances de Jane Austen? 
O tema do PODCAST CAFÉ COM JANE AUSTEN desta semana é justamente esse:
21 sinais do vício em Jane Austen

É hora de checar nossa real situação, certo? Só entre nós, que ninguém saiba do resultado, vamos ver quantos pontos é capaz de fazer.

Agradecimentos a janeaustenaddicT, Huffpost, pembertea de onde estas questões vieram ou foram inspiradas. Dividimos o vício em Austen Nation através do mundo e é fácil achar almas envolvidas nas mesmas questões por aí! Se quiser ir diretos às fontes para ver como são os indícios de viciados across de globe, clica lá. O do PODCAST desta semana foi abrazucado - tanto quanto Austen pode ser.


Clica aí em cima para ir ouvindo enquanto lê!

E vamos ao teste!

1. logo primeiro item é subdividido, vale 4 pontos ao todo
1.1- sofre de tendência a esquecer aniversários, compromissos e atividades, mas consegue recitar, de cor, a carta do capitão Wentworth a Anne Elliot (Persuasão) ou a primeira frase de O&P. Já leu Persuasão, Orgulho e Preconceito e as outras quatro obras principais de Jane Austen umas cinco vezes cada uma (honestidade, você provavelmente já leu dez ou até vinte vezes). É por isso que você geralmente mente quando um amigo lhe pergunta o que você está lendo.

1.2- fica atrasado em seu trabalho, dever de casa ou afazeres domésticos, porque passa metade do seu dia (e uma boa parte da noite) em fóruns de Austen discutindo as mais variadas ESPECULAUSTENS; se Fanny Price é puritana, o admirável centro moral de Mansfield Park, a cena da floresta em que tudo e todos passam, menos Fanny. Se Elizabeth Bennet, de O&P, é atraída por Darcy mesmo quando afirma não gostar dele. Se é Anne Elliot ou o Capitão Wentworth o mais culpado por seu distanciamento de oito anos em Persuasão.

1.3- Quem é o MELHOR DARCY: se Colin Firth, Matthew MacFadyen é coisa séria. Você está até em risco de perder amizades.
não é óbvio???
1.4- Não só atrasa seus afazeres e esquece da vida, como organiza seu dia de acordo com compromissos como lançamento de seriados, filmes, webseries.

2. também é dividido... vale ao todo 3 pontos
Mesmo com tudo dito acima, seu apetite por Austen tornou-se insaciável, e ramificou. 
2.1- Então qualquer livro relacionado a Austen e seu mundo, Austen Nation, serve. Biografias, livro de moldes, dieta de Austen, livro de música, receitas e até mesmo os mashups de monstros.


2.2- Não contente, segue blogs, podcasts (buahahaha), jogos online, e faz quizzes como Que heroína de Jane Austen. Os dias começam a voar e você nem se vê preso em Austen Nation, ou Janiverse.

2.3- Também consome itens variados camisetas, brincos, pasta de dentes, livro de colorir
3. A ideia de exercício dos seus amigos é correr, academia ou footing no shopping. O seu é aulas de dança do país Inglês se encontrar um parceiro de dança para ir com você. Seu melhor amigo acha que você está brincando. Seu namorado/marido se recusa a usar calças coladas.
pinterest
4. Você procura uma aula de dança onde os parceiros não são necessários, mas ninguém lhe diz que as aulas de dança country inglesa são uma droga de entrada. E passa a usar sua grana guardada e crédito para planejar uma viagem ao Jane Austen Festival em Bath. 
ja center
5. Seus amigos, familiares e outras pessoas importantes pensam em uma intervenção, estão apavorados com seu vício. Depois de suportar suas acusações sem sentido, você orgulhosamente olha nos olhos deles e diz: 'Você me insultou em todos as maneiras possíveis, Lady Catherine. Tenho que implorar para voltar ao meu laptop'. 
dá até medo dessa montagem. Vixe!
6. Você cede à pressão de amigos não viciados em Austen e sai. Para almoçar, um café, jantar, balada, qualquer coisa mundana. Mas o lugar está lotado. Você: "Em uma assembleia, um baile como esse, seria insuportável dançar". Todos te olham de cara feia, começam a considerar te internar...
pinterest
7. Não demora muito para que apenas seus companheiros viciados em Austen possam entender suas esperanças, seus sonhos e suas citações involuntárias, frequentemente desconcertadas, dos romances e filmes. É por isso que sua vida social consiste basicamente de reuniões da sociedade Austen, clubes do livro de Jane Austen ou que você quer muito participar de um grupo.
meagun gunn

8. No fundo, você se coloca no TEAM LIVROS ou no TEAM FILMES na guerra fria não declarada de Austen Nation. Faz citações dos filmes e seriados sabendo ou não que estão no canon?
'incandescently happy', 'my pearl', 'your hands are cold'
silver petticoat review
9. outra dividida, vale 2 pontos – poderia valer mais até...
9.1- Seu DVD de "Orgulho e Preconceito" pula automaticamente para a cena da camiseta molhada. O meu Youtube foi de ‘the happy prince’ sobre Oscar Wilde para ‘the lake scene’, sei á como....
>>> Big Bang da Austenmania contemporânea surgiu em 1995, quando a BBC exibiu sua aclamada minissérie de Orgulho e Preconceito - notável pela cena do lago off canon de Mr. Darcy, de Colin Firth, a dramatização perfeita da BBC. Mas para a maioria de nós, o sexy e emotivo Colin Firth é o Homem.


9.2- A cena da banheira, seguida da que Lizzy brinca com os cachorros, liga o talento do Sr. Darcy aos seus grandes cães! Hahaha Great Danes como cães para um homem com um pau grande.
vimeo
grandipants

10. Tem todos os livros, mas ainda continua comprando novas edições. Comentadas, Ilustrado! Traduzido! Viaja e traz de lembrança uma cópia de O&P na língua de onde foi, só pq pode.
O que amiga- você nunca leu Emma? A sério? Bem, por acaso tenho uma brochura extra que pude
11. Você chora quando você visita Chawton.
Se não foi, pensa em ir.
Se não chorou, chora querendo voltar.
chawton library house

12. Você tem sentimentos mistos sobre Cassandra Austen.
irmã, Cassandra, quase três anos mais velha. Elas eram inseparáveis na infância e, como nunca se casaram, ficaram assim até a morte prematura de Jane. Dois dias depois daquela trágica perda, Cassandra escreveu à sua sobrinha uma homenagem desoladora: 'Eu perdi um tesouro, uma irmã, um amigo que nunca pode ter sido superado, - Ela era o sol da minha vida, o dourador de todos os prazeres.'
>>>Das 161 cartas de Jane Austen que chegaram até nós, a maioria foi escrita para Cassandra e sobreviver porque ela cuidadosamente os preservou, mas Cassandra queimou muitas - não sabemos quantas para evitar que parentes mais jovens passassem por comentários sem carisma ou embaraçosamente pessoais, trocavam confidências.
Mas você ainda é brava com Cassandra Austen por queimar todas aquelas cartas.
wikipedia

13. Austen Nation é sua página inicial no browser de internet.
É lá que vc se perde e ganha o admirável mundo novo de Austen Este é o lugar para encontrar amigas e amigos e sabe-se-lá o que ou quem mais.


14. Essa é complicada, dependendo da resposta, você faz mais pontos.
Você tem bonequinhas de Jane Austen Action Figure, funkos, de feltro. Eu tenho até uma Franklin Mint!!
Foi presente? 1 ponto 
Vc comprou? 2 pontos
15. Você tem vestidos Empire-waist, neo-gregos, mesmo que não lhe caia muito bem. Na verdade, só cai bem em Gwynet, magra como uma tábua. 
Mesmo assim você acha uma lindeza e gostaria que a moda das luvas até o cotovelo voltassem. 
16. você compara pessoas que conhece com personagens de Jane Austen 
Vixe, ela fala como Mary Musgrove.
Que Caroline Bingley!
Parecia Darcy, mas era Wickham…

17. Se alguém tem bebê ou você fica gravida, pensa logo em dar os livrinhos baby Jane de presente. Ou sugerir nome...

18. Leu ‘Mistérios de Udolfo’ para conferir o que tanto enlouqueceu Catherine Morland em Northanger Abbey.  
19. Você tem cera e sinete, convence os amigos a trocar cartas só para ter como usar.
20. Gostaria muito de voltar às regras de civilidade de outrora, especialmente online 

21. PERGUNTA DE OURO: 5 pontos muito merecidos ler e comprar e conversar não é o suficiente, você começa a criar cultura. Livros, desenhos, bolsas...

E AÍ?
Como se saiu?

Total possível de pontos: 27 pontos + 5: 32

RESULTADO
Fez menos de 10 pontos? 
Refaça o teste. 
Deixou passar alguma coisa, aposto. Fica triste, não. Fala seus males que a gente te escuta.

Fez 15 pontos? 
Gosta das obras, mas consegue diferenciar literatura 
da vida real.
Você é o que se pode chamar de apreciador que ainda pode se interar em Austen Nation, nunca é tarde demais. Não perca nosso próximo podcast quando falaremos das muitas adaptações de O&P. conta aí como podemos te ajudar nessa caminhada.

Fez 20 pontos? 
Seu vício ainda é contornável, basta que pare de comprar 
novas edições e troque Mr. Darcy pelo ator que faz Aquaman no cinema.
Mas está no caminho certo, as obras de Austen podem vir a nortear sua vida em vários aspectos. No próximo podcast, falaremos do zilhão de adaptações de O&P, deixe suas dicas nos comentários!

Fez 21 ou mais pontos? 
Bem-vinda a Austen Nation, está em casa! 
Para uma estrelinha de mérito basta viciar mais duas pessoas. E acompanhar nosso próximo podcast quando o assunto será o infindável poço de adaptações de O&P. Suspirou, não foi? Sei que gostou... 

Fala aí a adaptação que mais gosta de O&P e por que, 
vamos comentar no próximo podcast.

bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário