& Moira Bianchi: Gatas & Ciladas na cozinha!

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Gatas & Ciladas na cozinha!

Olá,
O meu livro gatíneo esteve em leitura coletiva no Clube do leitor correspondente no Facebook.
Para comemorar, postei receitas de comidas que rolam nas 3 histórias. Ora os personagens cozinham, ora vão a restaurante, ora se enrolam...
Aqui estão Escondidinho de camarão, Pasta com pesto de tomate seco e Antipasto de berinjela.
lila-jelly tumblr
CASAL 1: BRUXA & VAGABUNDO 
(trecho cap 1)
... estavam tomando chope sentados lado a lado em um restaurante que ela gostava, onde os garçons conheciam suas limitações e seu pedido habitual de cor.
— Poderia te matar? — Ele implicou lendo o cardápio.
— Provavelmente.
— Não pode ser assim tão ruim! —  Sorrindo, ele esticou os olhos para o decote dela e se inclinou para beijá-la.
— Homem horroroso!
— Não teríamos mais um beijo esta noite? — Sorriu, ela sacudiu a cabeça bebericando o chope. — Estaria no meu organismo, não no seu.
— Melhor aí!... Minha comida não pode nem passar por uma panela que tenha cozinhado camarão. Ou lula. Lagosta e siri são quase seguros, quase. — Ela deu de ombros. — Não liga ou vai acabar comendo só peixe branco grelhado com limão.


ESCONDIDINHO DE CAMARÃO 
(nossa, como sou malvada! 😂)

Ingredientes
200g de mandioca - ou batata baroa (gosto mais)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de creme de leite
10 camarões médios
Sal, alho, azeite e pimenta do reino a gosto
Queijo brie pra ficar chique
Alho poró pra um gostinho mais gostoso

Modo de Preparo
Cozinhe a mandioca ou batata até a água ficar turva e amasse. Pode bater no liquidificador ou mixer. Ainda quente adicione a manteiga, 1 colher de sopa de queijo ralado e o creme de leite até formar um creme. Tempere. Retire as cascas dos camarões e tempere com sal, pimenta do reino e alho a gosto. Leve-os à frigideira com azeite e alho poró até ficarem rosados. Para o preparo da cumbuquinha, forre o refratário com o creme, adicione o camarão e coloque com o queijo brie (pode até ser mussarela ralada...). Cubra com o restante do creme e coloque queijo ralado por cima. Leve ao forno para gratinar. Depois é só servir.
Vem daqui e daqui junto




abc
CASAL 2: TORTO & ABI
(trecho cap 7)
— Explica! — Ela levantou cambaleante e entrou no chuveiro, abriu a água na temperatura mais alta possível e deixou o jato contínuo lavar a dúvida aterrorizante da sua cabeça. — Não pode ser. É o tomate seco que você passou o dia fazendo. Só pode ser mesmo!
Ele ficou em silêncio por todo o tempo que ela manteve água esquentando sua pele. Cinquenta dias e ele tinha estado tão feliz, tão exultante com a atenção da garota sensual e das gatas e com o despertar do seu coração em coma...
A gatinha miou até que sua humana saiu do chuveiro e se enroscou nas pernas molhadas sem se importar com a água. Precisava fazer de tudo para ajudá-la. 
 — Vou sair — Disse se secando, muito desesperada para dar atenção à sua gata adorada. — Vou na farmácia.
— Eu vou. Vai descansar.

PASTA COM PESTO DE TOMATE SECO
(no fundo, é juntar tudo de bom que se tem em casa)

Ingredientes 
1 xícara de tomate seco com o óleo
1/4 xícara queijo parmesão
1/4 xícara manjericão
1 dente de alho picado
1 cebola daquela fininha, picada 
pimenta calabresa 
azeite de oliva
250g espaguete, penne, o que preferir
Modo de fazer:
Refogue a cebola e em azeite em fogo bem baixo até 'envidraçar', uns 5 min. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte a pimenta. Enquanto isso, bata o tomate seco no liquidificador com o queijo e o manjericão (reserve algumas folhas para decorar mais tarde). Isso é o PESTO.
Junte o pesto à cebola refogada.
Drene a massa cozida reservando 1 concha da água do cozimento caso você precise usar pra soltar o molho/pesto da frigideira.
veio daqui, com meus jeitinhos que dou em casa. 



CASAL 3: MULHER GATO & DOUTOR
giphy
(trecho cap 8)
Penteando a barba com os dedos, ele a observou se mover na cozinha pequena. — A gente decidiu por ter barba juntos, é para ser uma coisa da banda.
— Você tem uma banda? — Ela sorriu olhando para ele enquanto abria o forno com cuidado.
— Deixa que eu faço, não queremos que você se queime de novo. — Ele tirou a bandeja e colocou na mesa enquanto ela ligava o telefone na caixa de som e música encheu o pequeno flat. — A gente toca junto desde moleques, paramos por um tempo por causa da faculdade, alguns se casaram, filhos, trabalho.
— São bons?
Ele sorriu. — Gosto de pensar que sim, somos bons pra caralho. —  Seus olhos foram para a bandeja cheirosa. — O cheiro é ótimo.
— Miau.
— Ela também acha. — Ele olhou a gatinha no chão, e como seus caracóis caíram nos olhos, ele empurrou para trás com os dedos e olhou de volta para a bandeja salivando.
— Antepasto de berinjela. —  Ela lhe deu uma fatia de pão. — Fica melhor quando é de véspera, mas passei o dia no estúdio ontem. Quando o azeite tem tempo para curar, fica divino. Infelizmente, não consegui fazer antes. — Ele mordeu um pedaço grande, olhos fechados. Ela observou o Doutor gato pensando que ele ia parecer bem novinho se não fosse a barba. — Gosta?
— Perfeito. — Ele mordeu de novo equilibrando um pedaço de berinjela na torrada. — Me conta do seriado que você estrela, já está no ar. Posso assistir?


ANTEPASTO DE BERINJELA
um favorito na minha casa, já deturpei a excelente receita da Pasta and Roll. 
Sugiro assistir ao video inteiro para fazer DIREITINHO. 
Vou colocar como faço, de qq forma.



ingredientes
5 berinjelas picada em tiras do tamanho da palma da mão
3 cebolas em fatias médias
3 talos de aipo picados
1 pimentão de cada cor fatiados
vinagre, azeite (muito), tempero lemon pepper
1/2 xicara de azeitona preta sem caroço picadas
1/2 xicara de passas brancas sem caroço
modo de fazer
junte todos os legumes picados (berinjela, pimentões, cebolas, aipo) e tempere com vinagre (1/2 copo basta), azeite (bastante...) e tempero (adoro lemon pepper). Misture bem, com a mão mesmo. É uma montanha de fatias. Leve ao forno por 3 horas. A cada 30min, mexa para garantir o cozimento. No final, verá que o volume reduziu a 1/5 e tudo caramelizado. Lindo! Junte as azeitonas e as passas (se gostar de um docinho.
òtimo com torrada, macarrão, omelete... 
Dá para vender. Fica uma delícia.
Assista ao Pasta and roll, ela ensina TUDINHO CERTINHO. Aprendi com ela, faço sempre. A Mulher gato também, Doutor adorou! 😉



Gostou? Vai cozinhar?
Então vem ler o livrinho enquanto degusta sua obra na cozinha!

lambeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário