& Moira Bianchi: Belgravia de Julian Fellowes de Donwton Abbey

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Belgravia de Julian Fellowes de Donwton Abbey

Mais uma produção bacana vindo aí, um romance de época du bom adaptado do livro de mesmo nome

Julian Fellowes é o criador de Downton Abbey

Um craque!
O livro saiu em capítulos para ler e/ou ouvir, de pouquinho em pouquinho, para sofrer bastante com os mistérios da trama.

Mas o que é Belgravia?
um hotel?
um nome?
uma cidade?
wiki

Um bairro de Londres!
Do wiki: A área tem o nome da vila de Belgrave, Cheshire, a 3 km da sede principal da família Grosvenor, no Eaton Hall. Um dos títulos subsidiários do duque de Westminster é o visconde Belgrave. Na Idade Média foi área de pastagem, no século 18 era frequentado por ladrões e distante o suficiente para ser um bom  local popular para duelos. A área começou a ser melhor frequentada depois que George III se mudou para a Buckingham House e construiu uma fileira de casas no que agora é Grosvenor Place. 
Belgrave Square
pic de Capus Land

Na década de 1820, Richard Grosvenor, 2º marquês de Westminster, começou a construção do bairro residencial de luxo para rivalizar com o prestígio de Mayfair. Isso duraria pelos próximos 30 anos.
Eaton Square
pic de Knight Frank
Eram grandes edifícios de casas germinadas concentradas em Belgrave Square e Eaton Square. Depois da Segunda Guerra Mundial, algumas das maiores casas deixaram de ser usadas como residências da nobreza e aristocracia para serem ocupadas por embaixadas, sedes de instituições de caridade, profissionais e grandes negócios. 
Belgravia tornou-se um distrito tranquilo no coração de Londres com poucas lojas.

Até hoje esses prédios enormes e bacanas ainda estão de pé e ainda são caros.
rightmove
Uma maisonette no 3º pavto do Terrace - mansão pequena - de 3 quartos, 150m² na área vale R$ 16.867.187,00... Quase 17 milhões!... 
rightmove
Na série/livro, as pessoas moram em Belgravia. Têm dinheiro novo, vindo do comércio, e querem fazer parte da aristocracia.

O próprio Julian Fellowes explicou assim a série.
Quando eu for gente grande, vou querer produzir um booktrailer assim!... Aff, que lindeza!



A sinopse:
'Um segredo se revela atrás das portas do pórtico do mais caro endereço de Londres. Situada na década de 1840, quando os altos escalões da sociedade começaram a se misturar com os emergentes novos ricos, Belgravia é recheada de um rico elenco de personagens. Mas a história começa às vésperas da Batalha de Waterloo, em 1815...'


segredos - pecados - escândalos - filhos bastardos - casamentos arranjados...

Tudo parte deste quadro...
Baile da Duquesa de Richmond
Wiki, de novo: 'O baile da Duquesa de Richmond foi realizado por Charlotte, Duquesa de Richmond, em Bruxelas, em 15 de junho de 1815, na noite anterior à Batalha de Quatre Bras. O marido de Charlotte, Charles Lennox, 4º duque de Richmond, estava no comando de uma força de reserva em Bruxelas, que protegia a cidade no caso de Napoleão Bonaparte invadir. Os festejos foram interrompidos logo após a chegada do duque de Wellington, quando ele foi notificado do avanço inesperado de Napoleão na encruzilhada próxima de Quatre Bras. Isso o forçou a partir depois de ordenar que seus oficiais saíssem do baile para se juntar a seus regimentos. Alguns oficiais logo morreriam em batalha, ainda vestidos para o evento social, e a pungência do drama forneceu um tema duradouro para artistas, romancistas e poetas.'

Já li que Wellington já sabia do quiprocó de Napoleão na fronteira quando foi a este baile, e por isso ele foi ao arrasta-pé, para fazer contatos importantíssimos que seriam necessários na guerra.
radiotimes
Agora sobe o post e assiste ao trailer de novo...

vou assistir, com certeza!
será do canal EPIX...

falei do livro aqui
falei da minissérie aqui
bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário