essa semana na novela Orgulho & Paixão tivemos a revelação de Mariana para Brandão e eu não me conformo com a maneira como foi feita.
pic de amorecenas no insta |
Quando vi a notícia 'Mariana mostra os seios' imaginei que seria uma cena poética como o desenrolar de ataduras em 'Shakespeare apaixonado' já que Mário é a cara de Thomas Kent, but, foi Yentl. Nunca em meus mais LOKOS sonhos imaginei que a referência seria tão distante! Que choque! E que troca-troca de contextos!
beijo 'gay' no horário das 18hs... hein? |
Agora preciso falar sobre essa para esquecer, meu hubs jura que isso vem de Guimarães Rosa, eu achava que vinha do viés de feminismo torto da novela, agora nem sei. Tô confusa e de coração partido e meio assim-assim com o plot reinventado de Razão & Sensibilidade, meu Austen menos favorito. (existe isso?)
Enfim, meu raciocínio foi meio assim:
TRÊS MIL FONTES : basta uma pesquisa rápida no Wikipedia e 'crossdressing' ou 'crossdessing in literature' te enche de 1001 referências que você nem lembrava - como Mr. Rochester de cigana (esse homem me mata, sinceramente! What a rogue!) ou nem sabia (como eu) que Frida Khalo se vestiu de homem por algum tempo. Desde de Adão e Eva existe a vontade de um troca-troca - que muitas vezes não tem nada a ver com crossgender, identidade de gênero, homossexualismo, liberdade que todo mundo tem, graças a Deus, muito obrigada. Mas quero falar desses aqui...
screener |
DIADORIM/REINALDO: Aqui eu falo de whishful thinking, caso agudo de expectativa/realidade, mas Orgulho & Paixão é ficção, né? Posso sonhar com Austen flertando (intelectualmente) com Guimarães Rosa. coraçõezinhos voadores all over
Enfim, Diadorim -amo esse nome- se veste de homem para vingar a morte do pai. Nunca se revela (discuti isso com meu hubs ontem por um tempão, nos lembramos assim. Me ajude, pls), toda a narrativa é magistralmente tratada na ambiguidade do masculino/feminino, celestial/diabólico, certo/errado. Riobaldo falando de como gosta de Reinaldo é de encher o coração, os olhos e o imaginário.
observatório da tv |
MULAN: lenda antiga que a Disney fez princesa. Goshto. Enfim, para salvar seu clã seguindo regras da China antiga, ela é forçada a se alistar para lutar contra os Hunos. Nunca se revela apesar de ter uma queda pelo tudo-de-bom Capitão Li-Shang, o que ocorre é um ferimento de batalha justo no peito e para salvá-la, os soldados a despem descobrindo seu segredo. Ato involuntário.
bustle |
chicado theater beat |
youtube |
popsugar |
pausa: A caracterização de Mário não é parecidíssima com a de Kent?
YENTL/ANSHEL: Ah, Pappa can you hear me?...
Custei, admito. Nem vi esse caminhão me atropelar!
Barbra Streisend fez uma versão, daí a gente nem sabe se a estória existia antes dela, né? Diva. (é uma peça de 75) Enfim... Yentl -o nome da moça- é filha de um rabino que a trata como igual, inclusive dando educação esmerada. Com a morte dele, ela decide assumir a identidade do irmão falecido para estudar. N escola/universidade conhece, faz amizade e se apaixona por Avigdor, seu colega de quarto.
Nada a ver com o plot de Mariana, né? Nadica de nada.
Mas ó:
Repare no diálogo... 'Te disse coisas que não falaria a uma esposa!...' E na dramaticidade, no cenário, na reação desesperada dos personagens. Mesmo que vc não conheça a estória, entende o que move Yentl a mostrar os seios a Avignor. Ela não tinha mais nada, vivia com ele 24/7, cabelos cortados, ideias divididas, só o que lhe restava eram os atributos femininos tão escondidos em camadas e camadas de roupas seculares e religiosas e preconceito e medo. UAU!
Sabe o que reparei disso tudo aí? Que em todos os casos, os boys não conheciam as girls disfarçadas. (Nem me ocupei em focar o contrário, o que não quer dizer que não existe.) Muito longe do esquema de Clark Kent, e por isso faz sentido. Se Brandão já gostava de Mariana, como não via nenhum traço dela no rosto do de repente best friend? E nem desconfiou do bromance enquanto se negava o romance?
Como Yentl, Mariana 'tirou 3 ou 4 camadas de roupas' (citado de minha migs Bibi Benitez no grupo de whats da novela), mas não tirou a peruca que revelaria feminilidade tão contundente quanto seios. Precisamos falar da importância de belas madeixas para quem faz mastectomia? Não, né?
E eu ficava pensando, por que, mon Dieu, por que tomou ação desesperada desmedida descabida?
Yentl!
you tube |
Acho que meu problema é querer que Mariana fosse Yentl quando ela é Hadass (noiva de Avignor,. Veja o olhar de cíúmes de Yentl e depois o triunfo com a desgraça da rival. Depois a moça vira noiva de Anshel - a própria Yentl. Treta e tramoia. Corações partido, vixe!). Hadass não é 'somente' a moça criada para ser a noiva e esposa perfeita, mas aquela pessoa que se satisfaz com as cartas que lhe foram distribuídas. Tô errada?
E vamos, né?
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Braços dados ou não...
Vem, vamos embora que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...
bjs
Parabéns!
ResponderExcluirobrigada! que bom que você curtiu!
Excluir