& Moira Bianchi: Sanditon, me explica isso aqui...

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Sanditon, me explica isso aqui...

olá!
Estou envolvidas em muitas vibes ÓTEMAS por esses dias!
Tá rolando SANDITON, a minissérie gringa, que é uó de bacana de assistir; 

e estou me preparando para lançar um ROMANCE DE ÉPOCA em Inglês novinho em folha. Muito fofo, muito cheio de segredos e fofocas, tem um duque e uma cientista e um vem-cá-meu-louro de tirar o fôlego.

Se você ainda não me segue no Instagram, clique aqui!

Mas aqui quero mesmo falar de SANDITON e umas coisitchas que não estou entendo muito bem, não...
De princípio, quando assisto a uma produção de época, especialmente Inglesa, me preocupo em encher os olhos, depois aprendo e só então acho defeitos. Sendo Austen, os defeitos -na minha opinião- de enredo, plot, aparecem logo porque fã é uma m. E essa minissérie parece uma fanfic daquelas das boas que eu gosto de ler online dazamigas Darcy. Tô adorando.

E no entanto, tem uns lances que não encaixam muito bem...
A Cristina M. foi quem me falou da habilidade bailante de Charlotte, o cabelo dela já me acaba, e a viúva alegre então?...

Vamos aos pontos que estou ficando encucada?


1- Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada
regata
Começando o enredo, fazia sentido a heroína não prender os cabelos. Não era culto na época, nem de bom gosto, mas ela vivia no campo com a família, muitos irmãos, a primeira cena dela é caçando com arma em punho, era uma Lizzy selvagem. Ok, entendi.
regata
Mas passados 7 episódios, uns 4 meses em Sanditon? Parece que o tempo/clima mudou alguma coisa? 3 meses que sejam, ela ainda não aprendeu nada com a Mary Parker? Nenhuma melhoria nos modos, no habillé? Nenhum refinamento?...
jogo de cricket
Alguém disse ou ela sabe que uma dama prende as madeixas, nos bailes ela está penteadinha. Miss Lambe que é miguxa está sempre em público de cabelo preso.
baile em Londres
Charlotte no entanto, só em ocasiões mooooito especiais...
almoço de abacaxi de Lady Denham

2- Baila comigo

Charlotte vem de uma vida modesta, no campo, cidadezinha que a gente nem viu, mas ouviu falar que era um tico-tico de pouca gente. No entanto, ela sabe dançar bem que só!

Foi o que a Cristina M comentou comigo, eu concordei logo. Olha, esses mil passos parecem ser muito difíceis de decorar, mãos e giros e passadas; mas as pessoas na época aprendiam e praticavam com mestres. Quando não havia grana para contratar um professor, aprendiam e ensinavam danças mais simples na vila, nos assembly rooms, uns com os outros. Erravam também, Lizzy reclama de Mr. Collins, lembra?
da edição ilustrada por H Thompson - pinterest

O&P - cap 18 (Baile de Bingley em Netherfield)
'... As duas primeiras danças, no entanto, trouxeram angústia de volta (para Lizzy); foram danças de mortificação. Collins, desajeitado e solene, se desculpando em vez de acertar, e muitas vezes se movendo errado sem se dar conta, lhe provocou toda vergonha e miséria que um desagradável parceiro de danças pode dar. O momento de sua libertação da companhia dele lhe trouxe êxtase.'

Acredito que era tão complicado quando aprender coisas que para nós HOJE são corriqueiras como tomar condução, regular um celular novo, sei lá. Todos faziam, mas nem sempre bem.
Ela, Charlotte, pobrezinha miga vinda do interior no meio do nada, sabe tudo!

Ninguém nem mencionou razão para ela ser tão boa no babado...


3- Viúva alegre

E então, nos apareceu a ex. 
Ah, quem não odeia as ex?... Ela apareceu assim, do nada, foi um tapa na cara. A tal misteriosa Lady Susan (tsk,tsk) amante do Príncipe Regente (écati!), descreveu a ex, Mrs. Campion como: a mais rica e elegante viúva do país; Tom Parker disse que ela é bonita, espirituosa e rica.
Ela quebrou o coração de Sidney 10 anos atrás e agora voltou viúva. Vamos ver certinho o que nos é dito:
'Ouvi dizer que ela ficou viúva. Eu não fazia ideia que ela estava em Londres.'  Epis 6, no baile
no baile de Londres
Bem, não sabemos há quanto tempo o maridão bateu as botas, mas pelas roupitas temos que imaginar que faz bastaaaante tempo.
Na série Cupidos em Devon há uma viúva, uma personagem bacanérrima, e para fazer tudo certinho, precisei estudar muito o luto. Ok, na série é era Vitoriana, aqui estamos na Regencial, mas os costumes não mudaram tanto assim e 4 décadas.
Então, de início elas haviam de respeitar o luto pesado só usando bombazine preto (até seria possível tingir vestidos velhos se a viúva ficasse muito empobrecida, mas essa é rica. Da minha história também.) Daí, depois de um ano, começavam a amenizar o luto usando joias especiais de luto, memento moris, como broches de cabelos do morto e lentamente passavam à peças decoradas com pedra azeviche. No final de 2 anos, começava o meio luto que ia do roxo a cinza, até usar branco de novo. Muito, muito tempo depois.
E eventos sociais? Esquece... Primeiro ano trancada em casa, depois só escondida em véus e capas, touca de viúva escondendo os cabelos, demorava uma eternidade para voltar à vida. Depois organizo um post com os detalhes do luto infinto, é bem interessante.
Mas Eliza Campion usa vermelho em um baile! Não a mostra dançando, porém batendo papo com moçoilo solteiro...
E na regata, de BEGE! Luminosa como o dia feliz...
Eu, sem pegar meus estudos meticulosos, falando de cabeça, diria que fazem ao menos 4 anos desde que o maridão se foi. E Sidney não sabia? Ou sabia e por isso andava cuspindo marimbondo? Será que ele estava se correspondendo com ela? Esperava que ela aparecesse? Ih... já até imaginei um enredo para um conto!


na regata
E essa imagem de bastidores acabou de aparecer mostrando Esther de luto, provavelmente pela tia. Está em público, dirigindo, com um boy (ou marido? noivo?), mas de luto fechado - sem véu...
achei no twitter
4- Camisolas para que te quero

Nenhuma moçoila donzela nesta minissérie tem a liberdade de usar roupas de baixo, sinceramente!

Esther saracuteia de camisola na frente do irmão e até recebe a tia em roupas íntimas!

Georgiana, pobre menina rica, tá na mão do palhaço! Qualquer um entra em seu chambre quando ela está despida. Até o desconhecido Parker gorducho que está arrastando umas asas e uns sorrisos e uns olhares para ela. 
ouvindo a Bíblia e pensando em plantar batatas
Gente, como pode?
Sou véia ou até hoje é estranho alguém desconhecido entrar no seu quarto e te pegar de camisola? E se for aquela velhinha com um furinho, mas que você adora? Mesmo assim pode?
Eu, hein?...

À beira da morte, Lady D ao menos está de penhoir. E touca!

5- Homens arrumadinhos
Os boys todos são tão arrumadinhos, né?
A gente quase nem nota diferença entre Sidney que é dito rico e Stringer que é capataz de construção.

Longe de mim reclamar, Stringer veste breeches muito bem, benza Deus, saravá, parabéns, u-lá-lá! Mas, não sei, acho todos muito iguaizinhos.


6- Homens peladinhos
Então, né? Não vou reclamar...

Porém, falando a verdade, na pesquisa (superficial até) achei referências no ótimo Jane Austen world, Wikipedia e Caliber.
'As mulheres usavam "roupões de banho" na água, enquanto os homens usavam longos trajes de banho.'
Balneários de fontes e piscinas tinha regras contra nudez, alguns ao menos... 'Apenas poucas cidades como Bath, na Inglaterra, tinham regulamentos sobre roupas de banho, pedindo que os homens usassem “calções e coletes”, já que os banhos eram lugares públicos.'

Mas não era lei ficar ao natural! Olhe esse registro, ilustração Les Nageurs ("Os Nadadores"), que achei caçando o Clube de Nadadores de Brighton. É francesa do período napoleônico - desta época de Austen - que mostra um grupo misto de rapazes e moças nadando juntos a partir de em um barco. O banho misto era comumente praticado na França e, por isso, era habitual que os homens usassem sungas curtas chamadas "caleçons" quando na presença de mulheres.
photohistory
O clube de Nadadores de Brighton, que achei no Twitter, usava suguinha! Hahaha! Metade do século XIX, depois os trajes foram ficando maiores. 

Enfim, ainda temos mais um capítulo de SANDITON, talvez uma segunda temporada (ueba!), então, vamos torcer por explicações!


...
Olha tudo que meditei & bloguei sobre SANDITON na TV:
- O manuscrito original e a época de quando foi escrito: aqui
- Resumo do manuscrito original deixado por Austen: aqui
- Resumo dos personagens do manuscrito deixado por Austen: aqui
- Resumo dos personagens da minissérie: aqui
- O que achei dos primeiros capítulos: aqui
- Podcast CAFÉ COM JANE AUSTEN fala dos primeiros capítulos da minissérie: aqui

- Que final foi esse, Sanditon, sua loka? Com link para o PODCAST resenhando tudo: aqui


Já que está aqui, aproveite e LEIA AGORA
 os meus ROMANCES DE ÉPOCA!

 

E me siga no INSTAGRAM.

bj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário