& Moira Bianchi: janeiro 2021

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Journaling with Jane Austen & other remarkable company

 Hello,

it's been a while since I blogged, I apologize.

Today I have great news:

a collection of journals and notebooks


I am putting together a series of journals based on what I learned about Jane Austen, reading in general and, most importantly, based on my needs as a reader.

There are several options, many I plan to make available, am currently studying guided journals to help readers read more!

So far, I have a JANE AUSTEN COLLECTION and a CHERISHING MOMENTS COLLECTION. Each one has decorated pages, several different options of pages - lined, dotted, grid. Let me show you:

 
journal with blank calendars so you can start your journaling anytime during the year, Jane Austen letter's quotes, fashion plates carefully chosen.

   

 lined pages with quotes from Jane Austen's letters


 
decorated pages, very cute

   

decorated pages specially designed to host your notes and plotting for Austen characters

   

lined a sweetly decorated pages

 


 


 

For the really sweet ones who need to mind their blood sugar levels!

 

simple journal with lined pages


 
Valentine's day with Mr. Knightley, how about that? 

 
start your own Jane Austen book club with this guided journal, each one of her works is listed and you even got pages to organize your favorites!


 
A bookclub journal with special pages for dates, favorites & doodles!
Enjoy the most of your Jane Austen experience!
You have 3 colors to choose.

 
Mother's day with the most extraordinaire scheming master:
Mrs. Bennet! 
journal with coupons for mum's treats

 

and how about a hot declaration from a hunk of a Duke?

 
or Dr. MLK wise words

let me show you the interiors I've been creating!

I'm very excited about this project.
Hope you like them too! ;)

M.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Series e seriados para ressaca de Bridgerton Netflix

 olá,

passada mais de uma semana da última febre na TV, estamos como? De ressaca, não é mesmo?

E Manet - At the café, 1879


Esse sentimento está rolando no mundo todo, tenho recebido pedidos de indicação e chamadas de matérias por todo canto. Tenho meus favoritos, se você já veio aqui sabe que gosto muito de Orgulho e Preconceito de 95, de Belgravia, de Victoria, de Gentleman Jack.

O que estas séries/minisseries de época tem em comum? Pra mim é o valor estético, adequação histórica e texto de alta qualidade. E principalmente: se me atiça a curiosidade, se me fez sair em pesquisa feito louca!

BTW, você sabe de onde vem a expressão HANGOVER (ressaca)? 

ilustração do sec 19 de um albergue

Na era Vitoriana, haviam albergues para pessoas - homens ou mulheres - que ofereciam um teto e uma caneca de chá para quem não tinha casa, ou morava longe, ou trabalhava longas horas e preferia ficar perto. Esses albergues para UMA NOITE SOMENTE, ao raiar do dia a pessoa era acordada e mandada embora, tinham alguns tipos de 'hospedagem' como coffin bed (cama caixão) que era isso mesmo, uma caixa de madeira rente ao piso coberta com palha, ou um banco com uma corda esticada na frente (veja a imagem acima) para que a pessoa dormisse PENDURADA (hang over the rope). A corda era mais barata, muito popular. Eita!



Enfim, já falei do que achei de Bridgerton aqui, expliquei que provavelmente não entrará na minha lista TOP. Falei dos meus favoritos várias vezes, diretamente ou não. 

Nestas listas que achei em uma rápida pesquisa, achei muitas das minhas favoritas, algumas que estão na minha lista faz um tempo, e novas que certamente eu verei. 

Foram tantas que separei em algumas categorias.

Phedre de A Cabanel, 1880


Vamos lá!

~ DE ÉPOCA ~

• ANNE com um E

mundo meu

.

assisti, gostei muito. 

bonito, bom texto, adaptação histórica bacana

>> início do sec 20

O drama canadense Anne With an E da Netflix é inspirado na série  “Anne of Green Gables” de Lucy Maud. São 13 livros - a série só engloba os 2 primeiros (ou 3?...) de 1908. A minisserie conta o amadurecimento da órfã Anne, seu passado traumático, como ela muda as pessoas à sua volta, como se relaciona com os problemas e o mundo na década de 1890. 

Por curiosidade, os livros da série original são: Anne de Green Gables, Vale do Arco-Íris, Anne de Avonlea, Anne e a casa dos sonhos, Anne de Windy Poplars, Anne da ilha, Anne de Ingleside, Rilla de Ingleside, Mais Crônicas de Avonlea, Crônicas de Avonlea, Os contos dos Blythes - Vol 1, Os contos dos Blythes - Vol 2, Os poemas dos Blythes. 

E um spoiler: Anne casa com Gilbert e tem filhos (muito fofo)


• BELGRAVIA 

epix

.

assisti, gostei muito- nem tanto quanto o livro. 

bonito, bom texto, adaptação histórica bacana

>> começa no início do sec 19

Li o livro, amei e falei pácas aqui do livro e da minisserie. É uma história baseada nos trâmites da TON Londrina da era Vitoriana. A Ton (vem de bom tom, ou seja, bom comportamento) é um apelido para a boa sociedade e aristocracia que reinou na Inglaterra nos séculos 18 e 19. Em romances de época, geralmente tiramos a importância das idiossincrasias que governavam as pessoas, falamos de escândalos como se fosse nada demais, mas era tudo muito impotante. Quer aprender? Leia esse romance ou veja a minisserie.

Tanto o livro quanto a produção da minissérie são do criador de Downton Abbey, Julian Fellowes. O plot gira em torno de um romance secreto e como as famílias lidam com as consequências 25 anos depois. 

Tem todo o drama e escândalo de Bridgerton, e até começa na mesma época, Era Georgiana das Guerras Napoleônicas. Mas pula para a Era Vitoriana e trata os escândalos como a chacina social que realmente era.

Recomendo!


• BOLIVAR

portal disparada
.

ainda não assisti, confesso que não me seduziu

tá no Netflix. 

>> começa no início do sec 19

Este extenso épico de 60 episódios de 1h - ou seria uma novela? - enfoca a vida do libertador venezuelano Simón Bolívar. A série gira em torno de diferentes épocas de sua vida, desde a infância até sua morte, e é repleta de drama, romance e tragédia.

Vai encarar?


• BUCANEERS

imdb
assisti, amei. Fiquei encantada 

>> meio do sec 19

Esta minissérie é inspirada em um livro inacabado de Edith Wharton e é muito bacana. Bucaneers, que é um termo de pirataria, aqui é usada para debochar das moças ricas dos EUA que vão arrumar marido nobre na Inglaterra. Cada uma delas tem uma love story, nem sempre happily ever after. Conta muito bem como era virar condessa da noite para o dia, casar por dinheiro, ser enganada por aparências e promessas falsas, achar redenção. Além das meninas (na foto) que a gente acompanha o amadurecimento, tem as mães delas e a preceptora, um estória delicadíssima.

Recomendo muito!!


• CALL THE MIDWIFE

doce quotidiano
.

ainda não assisti

>> sec 20

Call the Midwife, chame a parteira, invoca uma vibração natalina aconchegante semelhante a Bridgerton, mas não é um romance. Em vez disso, este é um programa sobre amizade e um grupo de parteiras, enfermeiras e freiras no leste de Londres na década de 1950. Elas são verdadeiras heroinas da classe trabalhadora e, embora haja alguns episódios difíceis de assistir, esta é uma série alegre e cheia de esperança sobre a força do espírito humano.

Parece bacana.


• CARNIVAL ROW

Amazon

.

assisti, adorei essa distopia tão agoniante...

>> século 19, Era Vitoriana, talvez. É uma distopia

Já falei das surpresas dessa série aqui. É muito legal, muito rica em subplots e reviravoltas de roteiro. Se passa em um lugar fictício depois de uma guerra violenta e a cidade - obviamente Londres - é ocupada por todas as raças juntas - humanos, fadas, centauros, faunos, etc. O lindinho Orlando Bloom é um detetive cheio de segredos, ex soldado na guerra, que precisa investigar um homicídio horroroso e ainda tem que lidar com seu amor antigo que aparece do nada: a hype Cara Delavine que é uma fada foda. De início, me enrolei tentando entender quem seria quem naquelas raças, e quando me percebi, estava apaixonada pelo casal da mocinha com o fauno. 

De certo modo, Birdgerton tem um tanto disso. A escolha de fazer um elenco diversificado ignorando a realidade histórica da época me fez lembrar de Carnival Row (que aliás, é o nome da favela na história).

Super recomendo!


• DEATH COMES TO PEMBERLEY

thirteen

.

assisti, achei assim-assim: é bacana do tipo mas...

>> Início do século 19

Quem não gosta de Fanfic, eu amo! Ainda mais de Orgulho e Preconceito que já escrevi um monte! Esse livro da PD James é chato, achei. Lento como todos os livros dela que começam bem, passam 60% se arrastando e pega velocidade no fim. O seriado é melhor, mais linear. Mostra Mr. Darcy e Lizzy nos primeiros anos de casamento, a vidinha dos dois em Pemberley e a visita da família dela. Com a parentalha vem um assassinato que Lizzy se mete a investigar.

Eu não gostei dos figurinos - Darcy e Lizzy ricos-de-marré-de-si usando uns trapos sem corte ou caimento, ela sem sobrancelhas, velhos demais para os 30 (ele) e 23 (ela). Impliquei.

Se vc não tiver mais nada pra ver, vale à pena.


• DESPERATE ROMANTICS

alchetron
.

ainda não assisti, mas quero ver ontem!

>> Metade do século 19, era Vitoriana

Muitos homens lindos em calças justas, quem aguenta? Esta travessura romântica gira em torno da Irmandade Pré-Rafaelita, um movimento de arte que tenho muita curiosidade. A Pre-Raphaelite Brotherhood foi um grupo de pintores, poetas e críticos que propunham a volta às bases da estética do italiano Rafael com cores dramáticas, muitos detalhes,  

A minissérie mostra os primeiros anos do grupo e é repleta de sexo, tragédia, romance e arte. O jovem Aidan Turner - da fama de Poldark - é notavelmente HOT aqui.

Quero!


• DICKINSON

tv maze
.

ainda não vi, mas tá na lista

>> sec 19

O assunto é a poetisa americana Emily Dickinson . Nesta adaptação bastante precisa da vida da prolífica poetisa, ela é mostrada como festeira, com uma tendência a se drogar com ópio e ter romances hétero e homoeróticos. Também tem em sua trilha sonora ultramoderna e abordagem feminista do século XIX.

Interessante.


• DOWNTON ABBEY

prime video

.

um favorito de todo mundo, né? Adoro.

>> início do sec 19, no dia seguinte ao desastre do Titanic 

Desde 2010, quando Downton Abbey foi lançado, é um sucesso. Acredito que isso se deve, principalmente, à primorosa adequação histórica que nos leva a mergulhar no mundo da aristocracia Inglesa na virada da era Vitoriana para Edwardiana, um novo século com muitas inovações como o telefone, por exemplo. A família treteira Crawley é rodeada de escândalos, referências históricas e uma visão contundente do classicismo inerente à aristocracia britânica. Um charme é o foco para os criados - mas não se deixe levar, E o vento levou (livro de 1936 e filme de 1939) dava spotlite para Mammy.

Muitas pessoas ligam minha série CUPIDOS EM DEVON com Downton por causa dos personagens da criadagem. Aceito como um elogio. 

Se você ainda não viu, para tudo e vai se apaixonar!


• GENTLEMAN JACK

prime video

.

assisti, amay, indico, falo sobre sempre que posso. 

>> início do sec 19, era Georgiana

Quando vi, me apaixonei tanto que falei aqui e aqui. Baseado nos diários reais de Anne Lister, Gentleman Jack (cavalheiro Jack, que era o apelido que uma das amantes de Anne usava para ela. Sim, lésbica, dona da porra toda, patroa!). O seriado retrata uma mulher cuja vida era verdadeiramente única em meados de 1800:  lésbica declarada, proprietária de terras, escritora de diários, criadora de um código baseado na álgebra e grego antigo. Você vai se apaixonar e querer pesquisar quem foi essa patroa, daí volta aqui para ler o que já escrevi e pesquisei. 

Um dos dramas de época mais adoráveis ​​já feitos, Gentleman Jack é  uma história de amor puro que também é uma versão habilmente editada e espirituosa dos tropos de drama de época. Ainda estamos esperando por uma segunda temporada desta série impressionante.

Aguardo ansiosamente a temporada 2!! Super indico!


• GHOSTS

wiki

.

ainda não vi, descobri nestas listas

>> mostra figuras históricas de várias épocas

É uma comédia com toques de drama de época, ocorre no presente, em que um casal se muda para uma nova casa apenas para descobrir que está sendo assombrada por um grupo de fantasmas de toda a história. Há desde um político dos anos 1990 a vários fantasmas do início de 1800. O show é hilário e um verdadeiro deleite, e você simplesmente deve assisti-lo imediatamente.

ôpa, vamos ver!


• GUNPOWDER

tv show

.

ainda não vi, tá na minha lista

>> sec 17

Bom, tem John Snow - já tá bom, né? Kit Harington estrela este drama histórico sobre o plano fracassado de 1605 para explodir o parlamento de Londres. No Reino Unido, este foi um grande momento político que é lembrado todos os anos em 5 de novembro. Esta série de 3 episódios se concentra na pessoa real Robert Catesby (de qum Harrington e é um descendente direto) e seu grupo de conspiradores que pretendem mudar o britânico história para sempre.

Interessante...


• HARLOTS

droid journal

.

comecei a ver, mas parei logo no início. Está na minha lista desde sempre

>> sec 18

Mostrando uma Londres realmente diferente da Ton, Harlots segue as lutas de uma dona de bordel para, sozinha, proporcionar uma vida melhor para suas filhas. Inspirada no livro The Covent Garden Ladies, a  série coloca as mulheres na vanguarda - durante uma época em que eram frequentemente postas de lado - e também tem uma visão muito clara e poderosa do trabalho sexual, normalizando e desestigmatizando a "profissão mais antiga". A trama explora a classe, o sexo e o romance através dos olhos destas  mulheres com muitas cenas de romance picantes, e é muito mais do que apenas um drama de época atrevido.

Quero muito ver, é um assunto muito interessante para mim que já pesquisei bastante sobre sexualidade nas eras passadas. Veja aqui, aqui e aqui.


• LARK RISE TO CANDLEFORD

whensiton

.

ainda não vi, mas parece perfeitinha como as coisas da BBC são

>> sec 19

Se você está procurando algo para se perder por algumas temporadas, aqui está uma série de época encantadora e tranquila baseada na trilogia de Flora Thompson lançada de 1931 a 45. Passada na bucólica zona rural britânica do século 19, a série segue a vida e o crescimento Laura Timmins (Olivia Hallinan) no vilarejo de Lark Rise em Oxfordshire até o mercado de Candleford para começar uma nova carreira.

Parece fofo...


• LITTLE WOMEN

pbs

.

uma graça de filme, muito inspirador.

>> sec 19, segunda metade

Quantas adaptações já foram feitas? Você provavelmente deve ter sua favorita, esta é bastante bem feita apesar do viés um tanto quanto modernoso. Os livros da Louisa May Alcott são de 1868, mas a trama que conta o amadurecimento das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy é eterno. Um filme ocorrido em 1800 sobre mulheres tentando encontrar o amor e seu próprio tipo de liberdade em uma sociedade que tenta mantê-las presas.

Recomendo.


• LOST IN AUSTEN

amazon
.

já vi, tenho opiniões conflitantes sobre essa minissérie

>> sec 19, Era Regencial

E vamos de Fanfic de O&P! Já falamos dessa e outras adaptações no podcast Café com Jane Austen, eu pessoalmente não gosto quando mostram a fã de Jane Austen maluquete, sem noção, bitolada. Mas enfim... Aqui nesta série de quatro partes, Amanda, uma fã de Austen do século 21 viaja no tempo e vai parar no início do sec 19, na vila fictícia de Meryton e acaba por trocar de lugar com Elizabeth Bennet. Enquanto Amanda faz tudo o que pode para manter as coisas rolando de acordo com o livro de Austen, no sec 21, Elizabeth se ocupa em explorar o mundo moderno, e seu casamento prescrito com o Sr. Darcy fica a perigo.

nem recomendo, mas tem uma Sra. Bennet bem legal.


MARIE ANTOINETTE

netflix
.

filme bem bacana mesmo

>> sec 18

Eu resisti a assistir esse filme porque a trilha sonora é moderna e eu não conseguia fazer lé com cré. Mas admito que é bem bacana mesmo! Ele mostra a vida da última rainha da França antes da Revolução, aquela do 'se o povo não tem pão para comer, que comam brioches'. Aqui, Maria Antonieta lida com muitos escândalos, a corte, o marido, filhos, vida.

Recomendo!


• OUTLANDER

qualis

.

assisti a 1ª temporada, ainda não li os livros

>> começa no sec 18

Outlander é baseado em uma longa série de romances de época de Diana Gabaldon. São pessoas lindas, o tema de viagem no tempo é interessante, a adaptação histórica é bacana, mas não funcionou para mim. É hot, as cenas de sexo são suculentas. Como a heroína Claire Randall sai do século 20 pós 2ª guerra, ela tem uma visão mais modernosa do papel da mulher - uma visão sec 21, na verdade. E causa muitos conflitos na época que ela cai, a dos levantes jacobinas de meados do século 18 na Inglaterra. A enfermeira de guerra então é misteriosamente transportada no tempo onde se enrsoca em uma roubada e acaba tendo que casar com o lindo-maravilhoso-perfeito-gato Jamie Fraser, um guerreiro escocês que ajuda a mantê-la segura. Outlander encerrou a 5ª temporada em maio, mas a 6ª temporada está em andamento. Eu sou a errada aqui, os romances são muito amados, tem muitos seguidores e é fácil de ser fisgado pela beleza viril nas cenas hot.

Recomendo.


• PEAKY BLINDERS

livroterapia

.

vi algumas temporadas, é muito envolvente

>> início do sec 20

Essa é uma cachaça! Certeza que você vai se viciar nos ótimos atores, trama de máfia irlandesa, violência, excelente texto, gente bonita. O plot gira em torno de uma família de meliantes muito belicosos, gente de pavio curto e negócios escusos que se vira nos 30 para ficar vivo e ficar por cima da carne seca. Destaque para os principais que tem um arco delicioso: Tommy Shelby (o chefe da gangue) e Grace (uma espiã infliltrada).

Super recomendo


• ORGULHO & PRECONCEITO da BBC 1995

.

adoro, amo, amadoro!

>> sec 19, início

Essa é, sem dúvida, minha adaptação favorita de O&P. Adoro o respeito ao original, a adaptação histórica perfeita, o foco nos homens, Colin Firth, a cena do lago, tudo! Isso é era Regencial raíz! A minissérie da BBC de 1995 tem 6 episódios longos, e se aprofunda bastante no romance, apresenta aquela cena inesquecível em que Colin Firth mergulha em um lago totalmente vestido - foi onde ele fez seu nome como ator, o eterno Mr. Darcy. SEmpre que der, você tem que assistir Elizabeth Bennett (Jennifer Ehle) encantar o carrancudo Darcy entre de idílicas mansões e jardins britânicos. 

Recomendo e ordeno: veja!


• POLDARK

Amazon

.

vi alguns episódios, mas esperei acabar pra maratonar.

>> fim do sec 18, logo depois da independência Americana

O capitão Ross Vennor Poldark (Aidan Turner) é um verdadeiro galã de época, daquela, dessa, ele é maravilhindo. Depois de retornar à Cornualha da Guerra da Independência Americana, Poldark encontra sua vida e seus negócios em ruínas. Mas quando ele contrata uma copeira, ele descobre uma conexão inesperada e um novo desejo pela vida. Se você gosta de seu período romântico leva corpulento e ranzinza, então você vai se apaixonar por Poldark. E tem um triângulo amoroso sofrido, e reviravoltas, e muito mais!

Indico - prepare os suspiros.


• SANDITON

.

assisti, comentei, pesquisei.

>> início sec 19

Sanditon foi o último trabalho de Jane Austen, foi o que ela deixou incabado e há pouco tempo ganhou uma adaptação caprichada - apesar de escorregar em bobagens como cabelos soltos e plot holes horrendos. Eu traduzi o original, e comentei sobre a série várias vezes, começa aqui. A trama mostra uma mocinha, Charlotte Heywood, que se muda para a pitoresca vila de Sanditon como hóspede do prefeito e lá encontra uma cidade repleta de segredos. É também lá onde ela conhece o charmoso Sidney Parker, irmão do anfitrião dela, cuja família está trabalhando para transformar o sonolento Sanditon em um destino turístico.

Recomendo, é bonito de se ver.


THE CROWN

netflix

.

adoro! Quem não?

>> começa no meio do sec 20, pós 2ª GM

Eu adoro a série, o cuidado com cenários, reprodução de figurino original, a fofocada da família real Inglesa que é até íntima da gente - fala a verdade, os Windsor são quase da nossa própria família. Apesar de achar que bem lá no fundo a intenção é passar para para Elizabeth nos últimos anos de vida dela (que já está velhinha), eu acho bem bacana! Começa com a juventude dela, casamento e ascenção dela ao trono com a morte do pai e vem acompanhando deste a década de 1940. A última temporada teve Diana e um dos diálogos mais pica de toda a série. Veja aqui.

Recomendo mesmo! Apesar de que a temporada da juventude de Charles é um saco furado.


• THE GREAT

cosmo nerd

.

ainda não vi, mas tô ansisosa

>> sec 18

Este show sexy e subversivo oferece uma visão hilariante do mundo da Rússia de 1700 e narra a vida de Catarina, a Grande, cuja maldade foi ofuscada por todos aqueles rumores sobre a sexualidade dela. São tramoias, conspirações e fofocadas de dentro do poder. The Great, a grande, é um seriado de época que mistura humor, romance e drama, do início humilde de Catarina até sua reivindicação no tribunal enquanto ela planeja matar seu marido, o imperador Pedro, e assumir o controle do país.Diz-se que é um programa a-histórico - ou seja, toma grandes liberdades históricas - é repleta de trajes impressionantes, um roteiro afiado e performances cômicas.

Quero muito ver


• THE SPANISH PRINCESS

cosmonerd

.

ainda não vi esse...

>> sec 16

Baseado nos romances de ficção histórica de Philippa Gregory, A princesa leal é continuação de The white queen e The white Princess, este é um drama de época suntuoso. É um relato brilhante e ficcional dos anos de juventude de Catarina de Aragão enquanto ela embarca na vida na corte britânica. Mas quando seu futuro marido morre repentinamente, a princesa põe os olhos em seu irmão arrogante Henry Tudor... o homem que se tornaria rei.

Vivo protelando entrar nos Tudors, mas um dia eles vão me pegar...


THE TUDORS

UK air dates

.

vivo fugindo dos Tudors...

>> sec 16

Esta é uma atrevida série medieval que desencadeou a tendência. A série segue a dinastia Tudor e seu rei cruel, porém sexy, Henrique VIII, muito mais escandaloso e dramático. Confesso que tenho implicância com o ator que em nada me leve à imagem do grandalhão rei.

Amigas são fãs, elas recomendam e insistem comigo.


• VANITY FAIR

imdb

.

quero ver, tá na minha lista

>> sec 19

O romance de 1848 de Thackeray há muito é admirado por sua abordagem sátira e penetrante da era regência. Esta adaptação da minissérie de 2018 eleva ainda mais a sátira e o escândalo, com nossa heroína Becky Sharp fazendo o que for preciso para subir na escada social.

treta alert!


• VICTORIA

next episode

.

apaixonante, viciante

>> sec 19, era dela, a Vitoriana.

A mãe tá on! Essa série mostra a rainha Victoria desde sua ascenção ao trono, casamento e como seu reinado determinou uma mudança no mundo todo. É um primor de adequação histórica, conta muitas tretas reais, é fonte de muita dúvida que vira pesquisa e horas de bom entretenimento.

Um favorito, recomendo!


• WHEN CALLS THE HEART

wiki

.

ainda não vi, e olha que tá na lista há um tempão

>> início do sec 20

Tenho umas três amigas que são viciadas, dizem que é uma graça, romancinho de armorzinho gostoso e é da Hallmark - o site do lovestory. É inspirada no livro de mesmo nome de Janette Oke de sua série Canadian West, e conta a história de Elizabeth Thatcher, uma jovem professora acostumada a sua vida na alta sociedade. Ela recebe sua primeira atribuição em sala de aula em Coal Valley, uma pequena cidade de mineração de carvão no oeste do Canadá, localizada ao sul de Robb, Alberta. Lá, a vida é simples, mas muitas vezes repleta de desafios. Elizabeth encanta quase todo mundo em Coal Valley, exceto o policial (da polícia Montada) Jack Thornton. Ele acredita que o pai rico de Thatcher condenou a carreira do homem da lei ao insistir que ele fosse designado para a cidade para proteger a filha do magnata da navegação. Desejando prosperar nesta cidade de carvão de 1910, Elizabeth deve aprender os caminhos da fronteira canadense. 

Minhas amigas indicam!



Os sites gringos ainda indicam séries CONTEMPORÂNEAS como Emily em Paris, Gossip girl, Virgin River, e até DRAMAS COREANOS. Mas para mim, para ficar na mesma vibe, tem que ser de época.

Tem muitos outros, né? A lista é infinita...

british period drama

Gostou das indicações? Já viu todos? Alguns?

Me conta!




Fontes:

marie claire

https://www.marieclaire.com/culture/g35105500/shows-like-bridgerton/

decider

https://decider.com/2020/12/28/7-shows-like-bridgerton/

seventeen

https://www.seventeen.com/celebrity/movies-tv/g35063780/shows-and-movies-like-bridgerton/

refinery 29

https://www.refinery29.com/en-us/2020/12/10236223/tv-shows-like-bridgerton-netflix-streaming#slide-18