& Moira Bianchi: Cupcake Vitoriano para o Halloween

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Cupcake Vitoriano para o Halloween

 Olá,

O Halloween é um festejo que nós adotamos aqui no Brasil, mas que não tem nossas raízes. Aqui eu falei de tradições e história da festa da qual sabemos do trick or treat, das maçãs do amor, marshmellows e balas, mas e os bolos?

tesco real food

Eu amo bolo!

E descobri que sou incapaz de assar um bolo... Fica sempre um horror, solado, queimado, torto, transborda, suja o forno... Nem te conto.

olive magazine


Esse da foto, recheado e tão lindo todo naked, é o Victoria Sponge Cake tradicional, ou Pão de ló da Rainha Victoria. O nome do bolo também pode ser 'The Royal Victoria Sponge', já que seu nome remete à própria Rainha Victoria porque ela costumava desfrutar de uma fatia do delicioso bolo com seu tradicional chá da tarde inglês.

No tentando, a razão inicial pela qual ele é especial e tradicional até hoje devido à invenção do fermento em pó em 1843.

Imagina se eu um dia serei capaz de fazer um desses! Há!

Mas cupcakes eu consigo!

Então, nesse Halloween, te trago o

Devil’s Food Cupcakes

food network

Esse lance de doces ou travessuras baseado em doce de supermercado, tipo Cosme e Damião; mas em meados do século 20, as donas de casa distribuíam biscoitos e cupcakes feitos em casa.

 Após a Segunda Guerra Mundial, nos EUA, esforços foram feitos para direcionar o Halloween para crianças mais novas e longe de adolescentes "brincalhões" que passaram o feriado causando estragos em seus bairros. 

 Cupcakes festivos se tornaram um deleite popular graças e o  Devil’s Food fez logo sucesso por causa do gosto carregado de chocolate e seu nome assustador. 

Mas ele vem de bem mais longe, da era Vitoriana!

O bolo ganhou seu nome durante a década de 1870, quando o recém-melhorado cacau em pó foi adicionado à massa do bolo pela primeira vez. Naquela época, os alimentos escuros ou muito condimentados costumavam ser chamados de “apimentados”, ou "deviled", um termo que combinava perfeitamente com o bolo de chocolate de cor escura.

Apesar do nome, não há nada de muito “diabólico” no bolinho. As primeiras receitas impressas para o bolo apareceram em dois livros de receitas de 1902, o Novo Livro de Receitas da Sra. Rorer e o Livro de Receitas The New Dixie. No final de 1800, o chocolate era usado para dar sabor à cobertura, não como um tempero para a massa de bolo em si. 

Naquela época, quando alguém se referia a um “bolo de chocolate”, geralmente se referia a um bolo amarelo com cobertura de chocolate. No final da década de 1870, quando o processamento do cacau melhorou e pela primeira vez, o chocolate foi adicionado à massa do bolo para enriquecer o sabor e escurecer a cor. Naquela época, os alimentos escuros ou muito condimentados eram frequentemente chamados de “deviled”, um termo que se adequaria naturalmente a um bolo de chocolate mais escuro. 

food network


 O nome Devil’s Food Cake também foi usado para diferenciar o bolo de chocolate rico e escuro do bolo de comida Angel’s light e esponjoso.

Tori Avey sugere essa receita abaixo copiada de um livro da decada de 1930 que dizia ter sido o bolonho que Martha Washington fazia para George em Mount Vernon, lá pelo finalzinho do século 18.

Cupcake de Devil's Food

ingredientes

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirado
  • 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 120 gramas de chocolate amargo sem açúcar
  • 1 3/4 xícaras de açúcar, dividido
  • 1 1/2 xícaras de buttermilk (leitelho), dividido
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 3 ovos grandes, temperatura ambiente, bem batidos
  • 1 colher de chá de baunilha

modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 350 graus . Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Peneire a mistura novamente mais três vezes. Reserva.
  • Pique o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria ou em uma tigela de vidro sobre uma panela de água fervente, mexendo sempre com uma espátula de borracha, até que o chocolate fique homogêneo. Misture ½ xícara de açúcar e ½ xícara de buttermilk até que estejam derretidos e bem misturados ao chocolate. Retire do fogo e reserve.
  • Em uma tigela grande, bata 1/2 xícara de manteiga e 1 ¼ xícara de açúcar por vários minutos até obter um creme claro, fofo e não mais granuloso. Observação: é muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente, caso contrário, ela não ficará bem cremosa.
  • Junte os ovos.
  • Bata um quarto da mistura da farinha junto com toda a mistura do chocolate derretido.
  • Adicione a mistura de farinha restante e 1 xícara de buttermilk à massa, alternadamente em pequenas quantidades, batendo bem após cada adição. Junte a baunilha.
  • Coloque as forminhas de cupcake na travessa. Encha cada uma cerca de 2/3 com massa (não os encha muito alto ou eles irão transbordar).
  • Asse os cupcakes por 20-25 minutos, até que o centro volte ao normal quando eles são pressionados suavemente. Não asse por muito tempo ou as pontas ficarão duras. Deixe os cupcakes esfriarem um pouco na forma, retire e continue esfriando sobre uma gradinha.
  • Enquanto os cupcakes estão assando, faça a cobertura. Pode ser um buttermilk laranja (cor do Halloween), vermelho (cevil) ou somente um chocolatão bem cremoso como o de bolo de cenoura.
  • Decore os cupcakes com cobertura depois que eles esfriarem completamente. Guarde os cupcakes na geladeira, retire-os 15-20 minutos antes de servir para deixar o glacê amolecer um pouco.


Veja a receita original em Inglês aqui.

Gostou?

Vai fazer?

Me conta!


Feliz Halloween!

bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário