& Moira Bianchi: Irmãos de Jane Austen

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Irmãos de Jane Austen

olá,
Pesquisa para composição de livros/plots me leva por caminhos inesperados, como no post que fiz ontem.


Hoje é um novo dia para... Voltar a JANE AUSTEN! 
hahahaha 
JURO que não estava procurando pela Diva, 
J-U-R-O juradinho!

O ano em que me encontro é até errado, quero 1855, mas como a informação é árvore genealógica, 3 anos não fariam diferença, então embarquei no catálogo de ricos & famosos. Com quem me deparo?
who's who


ano: 1858, lista de 'Knights' - cavaleiros da Inglaterra
K.C.B. - Knight Commander of the Bath
K.B. - Knight Bachelor


cavaleiro # cavalheiro # cavaleiro
knight > gentleman > horseman

knight, segundo o wikitítulo honorário de cavalaria concedido por um monarca, bispo, outro líder político ou religioso para o serviço ao monarca ou a uma igreja cristã, especialmente em uma capacidade militar. Historicamente, na Europa, a cavalaria era conferida a guerreiros montados. 
Image result for knight
lords and ladies
gentleman, wiki também: gentil + homem, traduzindo o velho francês gentilz hom. Na linguagem moderna é qualquer homem de conduta boa e cortês. Originalmente, era um homem da classe mais baixa da nobreza inglesa, abaixo de um escudeiro e acima de um pescador. Por definição, essa categoria incluía os filhos mais novos dos filhos mais novos e os filhos mais novos de baronetes, cavaleiros (knights) e escudeiros, e assim o termo captura o denominador comum da aristocracia inglesa.
Related image
world4 eu
horseman, cavaleiro em português também é... um homem que anda a cavalo.
Image result for regency horse gentleman
Mr Darcy, só pq sim,, né? <3
pinterest
Em Orgulho & Preconceito, Jane faz graça do pai de Charlotte que se gaba por ser knight, lembra? 

"... Sir William Lucas fora antigamente comerciante em Meryton, onde acumulara uma fortuna regular e onde, também, fora agraciado pelo rei com um título de cavaleiro, enquanto exercia as funções de prefeito. A honra fora talvez demasiadamente apreciada. Ela lhe inspirara uma repulsa pelo seu negócio e pela pequena cidade comercial em que habitava. Abandonando as duas coisas, mudou-se com a família para uma casa situada a mais ou menos uma milha de Meryton, lugar que depois ficou sendo chamado “Lucas Lodge”, onde podia pensar com prazer na sua própria importância e, livre dos negócios, dedicar-se inteiramente à sociedade. Embora orgulhoso da sua posição, esta não o tornou desdenhoso; ao contrário, Sir William era todo atenção para os outros. Por natureza inofensivo, amável e prestativo, a sua apresentação em St. James o tornara polido e cortês." Austen, O&P, cap 5. Leia aqui.

O que era puro desdém de vizinho, picuinha, invejinha de Meryton. O título era uma grande honraria que sim distinguia os normais dos mais normais. Claro, se o knight fosse um nobre, a coisa mudava de figura...

who's who
K.C.B. - Knight Commander of the Bath
K.G. - Knight of the Garter

~ família da DIVA ~

Como já disse, estou sempre 'em roda da cinza', ou seja, indo e vindo em torno de Jane Austen. É inevitável. E olha que estou atrasada nos deveres de casa do curso que estou fazendo...
Sei algo da vida dela, mas não sou especialista. Nunca fui.
Por isso fiquei tão feliz em ver os nomes 'Austen' na lista de Knights. São eles:


KCB- Knight Commander of the Bath: 
Francis W Austen
FrancisAusten.jpg
wiki
Almirante da Marinha Real (1774 - 1865).
Comandou vários navios de porte e obteve grandes vitórias tanta antes, quanto durante e depois das  Guerras Napoleônicas.
Como oficial sênior, Austen serviu como Comandante-Chefe, na América do Norte e na Estação das Índias Ocidentais. 
Em 1806, Austen se casou com Mary Gibson; eles tiveram dez filhos. Após a morte de sua primeira esposa, ele se casou com Martha Lloyd em 1828; eles não tiveram filhos. Irmão de Jane.
wiki

A mais Honrosa Ordem de Bath (anteriormente a mais Honorável Ordem Militar de Bath) é uma ordem britânica de cavalaria fundada por George I em 18 de maio de 1725. O nome deriva da cerimônia medieval elaborada para nomear um cavaleiro, que envolveu o banho (como um símbolo de purificação) como um dos seus elementos. Nada a ver com a cidade de Bath onde os Austen moraram por um tempo. Os cavaleiros assim criados eram conhecidos como "Cavaleiros do Banho"
A Ordem de Bath consiste do soberano (atualmente rainha Elizabeth II), o grande mestre (atualmente o príncipe de Gales), e três classes de membros: Cavaleiro da Grande Cruz (GCB) ou Dama Grande Cruz (GCB), Knight Commander (KCB) ou Dame Commander (DCB), Companheiro (CB)

Queen, Westminster Abbey
express
  


KB- Knight Bachelor: 
Henry E. Austen


Aqui as coisas ficam mais confusas...

Sabemos que Jane teve irmãos - James, George, Edward, Henry, Francis e Charles afora a irmã rasgadora-de-cartas Cassandra -  mas seu Henry já era falecido em 1858 quando saiu esse catálogo onde achei a lista. Veja o que diz o wiki:
Image result for henry e. austen
Henry Thomas Austen (1771 - 1850) oficial de milícia, clérigo, banqueiro.
Henry Thomas nasceu em Steventon, Hampshire, o quarto dos oito filhos nascidos do Rev. George Austen e Cassandra Leigh. Ele teve cinco irmãos; James (1765–1819), George (1766–1838), Edward (1768–1852), Francis William (Frank) (1774–1865), Charles John (1779–1852) e duas irmãs mais novas, Cassandra e Jane.
Se matriculou no St John's College, Oxford em 1788 e recebeu um mestrado em 1793. Em 1789-90, ele editou e publicou com seu irmão James uma revista literária, The Loiterer. Em 1793 ingressou na Milícia de Oxfordshire, passando a capitão antes de renunciar em 1801. Em 1804 fundou, com dois associados, o banco de Austen, Maude e Tilson em Covent Garden, Londres. Ele faliu em 1816. Ele entrou na igreja naquele mesmo ano e foi feito curador de Chawton, Hampshire. Em 1820 ele foi nomeado Reitor de Steventon. 
Ele organizou a publicação de Northanger Abbey e Persuasion após a morte de Jane Austen em 1817. Acredita-se que ele tenha publicado o primeiro aviso biográfico dela, que prefacia esses romances. Ele revisou e expandiu esse pequeno livro de memórias para a republicação de seus romances em 1833. Isso fez dele uma figura central na administração e curadoria da imagem pública póstuma de Jane Austen.
Foi casado duas vezes; em primeiro lugar, sua prima Eliza Hancock, Comtesse de Feuillide, uma viúva e, em segundo lugar, Eleanor Jackson.

Henry, o irmão favorito de Jane como ela dizia em cartas a Cassandra '...será um grande prazer estar com ele, como sempre é...' tinha o nome do meio Thomas 'T' e não 'E' como no registro...



E, no registro, o Knight Austen já tinha 72 anos... SE vivo, o irmão de Jane teria 87 em 1858. O Austen que era 'Knight' era sobrenome, Edward adotado pelos parentes ricos que ainda hoje tem ramificações e nos deixou o Museu, a casa, a biblioteca.
EdwardAusten.gif
Então...


talvez não seja ele... mas da família?

Related image
portrait of  HDavis by Lawrence - pinterest


Um sobrinho, primo, parente...

fa, fi, fun, sinto cheiro de fanfic!

Curiosidade mata o gato, portanto estas são as outras ordens mencionadas...
Knight Bachelor:
A dignidade de grau mais baixo e básico de condecoração do monarca, mas não faz parte de uma das ordens organizadas de cavalaria. Simplesmente compõe o sistema de honras britânico. wiki
Related image
Ringo Starr érr!
eonline

Knight of the Garter:
Ordem de cavalaria fundada por Edward III em 1348 e considerada a mais prestigiosa ordem britânica na Inglaterra e no Reino Unido. É dedicado à imagem e às armas de São Jorge, santo padroeiro da Inglaterra. As nomeações são feitas a critério exclusivo do Soberano. wiki
Image result for knight of the garter
oh, what a knigh! huba, huba!
daily mail

Estou vestida com as roupas e as armas de Jorge
para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem
tenham olhos e não me enxerguem...

Acredite, isso me leva diretinho de volta ao livro que começou esta pesquisa!
Salve Jorge!
Image result for são jorge
George, the knight, military saint

Nenhum comentário:

Postar um comentário