quinta-feira, 13 de julho de 2017

Entrevista para o 'Adaptações de Jane Austen'

Olá,
estou na maior expectativa para o lançamento da Antologia  'Querida Jane Austen, uma homenagem' que vai ser agora sábado dia 15 de julho da Livraria Martins Fontes da Av Paulista em SP - se for ou estiver em Sampa, vai lá me ver!.
Sabem que fujo desses eventos tipo meet & greet, mas nesse tenho o respaldo das outras 10 autoras lindas e talentosas...


A expectativa por esse livro tão bacana também é de quem gosta de Austen e celebra esse data tão delicada, 200 anos de seu falecimento. 

A página de Facebook 'Adaptações de Jane Austen' é um lugar que adoro, recomendo, e me pediram para falar um pouco desse experiência.
Ficou assim:

Adaptações de Jane Austen: Livro novo na área, fala um pouco sobre do que se trata essa adaptação/homenagem em lembrança aos 200 anos da morte de Jane Austen? 
Moira: É um projeto muito delicado que celebra o Bicentenário de saudade. Faz mais de um ano que ele vem sendo aprimorado, passou por muitas fases e evoluiu para chegar nessa configuração que engloba contos inspirados (adaptações e sequels) e artigos. Um presente de fãs para fãs, homenagem sincera.

ADJA: O que podemos esperar de diferente nesse livro? Moira:Espere dor nas bochechas do sorriso que não vai te abandonar! É Austen para todos os gostos: os sóbrios, os modernos, os históricos, os puristas, os sonhadores... Tem Orgulho e Preconceito, Persuasão, Abadia de Northanger, Razão e Sensibilidade, um mashup divertido, culinária, indumentária e posicionamento histórico: um pouco de tudo! Procuramos deixar claro o quanto Austen ainda, 200 anos depois de seu falecimento, nos inspira.

ADJA:Sua contribuição é sobre qual história? Soube que vai ter além do clássico Orgulho e Preconceito, Persuasão. As outras histórias ganharam atenção?
Moira: Quando a Kat Salles me convidou para fazer parte da Antologia, eu já estava com a cabeça nos contos de fadas elaborando minha primeira série off Austen – Princesas Possíveis; mas você sabe que eu e Austen temos um caso de amor eterno... Não resisti. Aceitei na hora e depois fiquei pensando por onde visitaria o universo Austen novamente... e pronto! Exatamente isso: uma visita!



Meu conto é ‘Pera, uva, maçã ou salada mista?’ onde acompanhamos Lenny (foi o nome mais próximo de Lizzy que a mãe dela conseguiu) em um final de semana visitando a Regência Inglesa em um feriado temático no Vale do Café Carioca. Tudo junto e misturado? É uma salada mesmo!... Um passeio de O&P a Lady Susan, de Emma a Fanny Price, de Mr. Tilney a Mr De Courcy; coisa para quem é Janeite procurar pistas e identificar as obras famosas de Austen. Quem ainda não foi mordido pelo mosquitinho do amor por Darcy & cia, se prepara!

ADJA:Dessa vez, além de escrever sua parte você também desempenhou outras funções. Conta pra gente qual foi?
Moira: Ah, minha função principal foi curtir meu amor pela obra que Jane Austen nos deixou. Acompanhei Kat Salles na caminhada, auxiliei Vânia Nunes na organização, mas acima de tudo estou me divertindo com amigas queridas discutindo nossos livros favoritos. Outro dia, depois do livro enviado para gráfica, sabadão de tarde, ficamos eu e Raquel Cavalcanti discutindo ardentemente se Darcy era tímido ou prego. Quem leu ’45 dias na Europa com Sr. Darcy’ sabe minha opinião! ;)

ADJA:Como foi a experiência... Melhor momento, e o mais difícil? 
Moira: Só tem coisa boa! Imagina: Autora favorita + amigas + livro + romances!
Para mim que sou autora indie, ser contratada por uma editora está sendo uma baita novidade. Só tem gente boa na Bezz, e o selo Leque Rosa é um luxo, estou achando tudo incrível. Em Agosto quando o livro chegar nas livrarias, te conto da emoção de ver um livro meu nas prateleiras!...

ADJA: Algum trecho favorito que queira ou possa compartilhar? Pode ser só uma frase! 
Moira: "Tudo tão sigiloso no Leque Rosa... Olha só esse trechinho roubado (e editado):
---
Na hora do chá...
‘Gostou do bolinho, Sr. Delgado?’
‘É tolerável, acredito.’
Lenny prendeu um sorriso nos lábios e olhou para cima. Um Sr. Darcy! Que delícia!
Na hora do jantar...
Oh, decepção!
‘A sopa foi tolerável, acredito. Mas não o suficiente-’
‘Para me fazer vomitar.’ Lenny resmungou baixinho na borda da sua taça de vinho e o Darcy fake levantou uma sobrancelha para ela.
‘Não achou a sopa tolerável, Srta. Bulcão?’
‘Tolerável, senhor, é uma palavra muito corriqueira.’ Devolveu a provocação. ‘Desde a hora do chá já ouvi quatro vezes.’ Levantou a mão coberta pela luva branca contando nos dedos. ‘Para os cupcakes de papo de anjo, para o pôr do sol, para as acomodações e para a sopa.’ Deu de ombros. ‘Acredito que hajam outras opiniões no mundo.’
Ele franziu a testa. ‘Talvez outras perguntas também?’

---
Ih... Se ela acha que é Lizzy, estará esse Darcy fake à sua altura?..."

ADJA: Pra quem se interessar, o livro já entrou em pré-venda pelo site da editora. Vai ser possível comprar em alguma outra plataforma? 
Moira: Sim. No site da editora está nessa promoção incrível de R$ 23,34 – número que parece uma senha! – Mas também está na Amazon em brochura e e-book.
No dia 15 de julho, eu e outras autoras (somos 13) estaremos no lançamento da livraria Martins Fontes da Av. Paulista em São Paulo. Quem quiser comprar cópias autografadas e ganhar os mimos, vai lá conversar conosco!

ADJA: Recadinho parar os curtidores da página?
Moira:É um livro de colecionador, biscoito fino, coisa de sorriso no rosto e manter na mesa de cabeceira para reler um conto ou outro de vez em quando.
Bicentenário de saudade é coisa para guardar no coração.
Afinal de contas, ninguém se importa em ter muito do que lhe é agradável... ;)

Lançamento - Encontro da Editora Bezz na Livraria Martins Fontes da Av Paulista, 15hs - 15 de Julho

Dia 16 de Julho em Campinas - Shopping Dom Pedro

Sabe mais informações e adquira o livro que está em pré-venda por um preço super em conta: https://www.facebook.com/livroseditorabezz/